Angola e Egipto avaliam acordos
Angola vai rever os acordos assinados no passado com o Egipto, no quadro da nova dinâmica e cooperação com aquele país do Norte de África, anunciou no Cairo o director para África e Médio Oriente do Ministério das Relações Exteriores, Joaquim do Espírito Santo.
“O Egipto é um país a considerar, no quadro da nova reorientação política do Executivo angolano”, afirmou Joaquim Espírito Santo, para quem muitos dos acordos firmados nos anos 80 caíram em desuso e por um novo quadro jurídico.
Num encontro com diplomatas e funcionários da missão de Angola no Egipto, Joaquim Espírito Santo considerou “o país dos faraós” como uma das maiores potências em África, salientando que se deve trabalhar no reforço das relações políticas e de cooperação entre os dois países.
Na semana passada, o ministro das Relações Exteriores foi recebido pelo Presidente do Egipto, Abdel Fatah Al Sisi, a quem entregou uma mensagem do Chefe de Estado José Eduardo dos Santos. Na audiência, Georges Chikoti reafirmou a intenção do governo angolano estreitar as relações de cooperação com o novo governo egípcio, saído das últimas eleições.
Georges Chikoti considerou como sendo salutar o encontro com Fatah Al Sisi, dando o início de uma nova era nas relações entre os dois países, que constitui a base fundamental de desenvolvimento da cooperação.
O Presidente do Egipto saudou e reconheceu o papel e empenho do Presidente José Eduardo dos Santos na resolução de conflitos na região, em especial nos Grandes Lagos, e manifestou o interesse em se encontrar brevemente com o estadista angolano.