Angola e Cabo Verde assinam acordos de cooperação bilateral
Angola e Cabo Verde assinaram, esta segunda-feira, na cidade da Praia, capital cabo-verdiana, quatro instrumentos jurídicos, no quadro do reforço da cooperação bilateral.
Entre os acordos assinados no primeiro dia da visita de Estado que o Presidente da República, João Lourenço, realiza àquele país, incidência para o relativo aos transportes aéreos.
As partes rubricaram também acordos sobre a Promoção e Protecção Recíproca de Investimentos, Serviços Aéreos, e um Memorando de Cooperação Técnica entre a Autoridade Nacional da Aviação Civil de Angola (ANAC) e a Agência da Aviação Civil de Cabo Verde (AAC).
Na cidade da Praia, Angola e Cabo Verde assinaram, igualmente hoje, um Memorando de Entendimento sobre os Serviços Aéreos.
O acordo assinado entre a TAAG, transportadora aérea angolana, e a TACV, congénere cabo-verdiana, permite à companhia angolana fornecer um Boeing 737-700, para reforçar as operações no mercado internacional e a criação de tráfego adicional para a TAAG.
Segundo o ministro dos Transportes, Ricardo de Abreu, as duas companhias iniciam um período de cooperação que visa dinamizar o relacionamento comercial entre as partes e contribuir para alavancar o crescimento da TAAG, bem como da TACV.
Adiantou que a nova fase de cooperação visa também o desenvolvimento da economia dos dois países, o reforço da interconectividade e da integração regional.
Com o Acordo sobre a Promoção e Protecção Recíproca de Investimentos, os dois países procuram incentivar o investimento privado, tendo em vista o alavancar das respectivas economias.
A formalização das relações político- diplomáticas entre Angola e Cabo Verde ocorreu a 30 de Agosto de 1977.