Angola e Brasil reforçam cooperação militar

Foto: Arte
Angola e o Brasil reafirmaram o seu compromisso de reforçar continuamente a cooperação em matéria de defesa entre os dois países no quadro da parceria estratégica bilateral.
O facto foi reiterado numa declaração conjunta rubricada terça-feira em Brasília no final das conversações entre uma delegação angolana chefiada pelo ministro da Defesa Nacional, João Lourenço, e outra brasileira chefiada pelo ministro de Estado da Defesa, Celso Amorim.
As partes fizeram um balanço positivo da cooperação existente tendo saudado a criação do Comité interino conjunto de defesa que se reuniu em Maio deste ano pela primeira vez em Luanda e que abordou questões relacionadas ao reforço da cooperação em matéria de formação de quadros, saúde militar, operações especiais e missões de paz.
Ao expressarem a importância do continuo reforço da cooperação as duas partes projectaram acções no domínio da cooperação naval, aeronáutica , cooperação entre exércitos ,ensino e treinamento e indústria de defesa.
Relativamente a este último aspecto o ministro brasileiro da Defesa, Celso Amorim, convidou o seu homologo angolano João Lourenço a estar presente na Mostra da Base Industrial de Defesa do Brasil que ocorrerá em Setembro deste ano em Brasília.
O Ministro da Defesa de Angola, João Lourenço, que está de visita ao Brasil desde domingo visita hoje a Embraer Defesa e Segurança empresa que o ano passado forneceu seis aviões super tucano de reconhecimento a Força Aérea Angolana.