Angola e Bahrein abordam cooperação

Carolina Cerqueira - Ministra da Cultura (arquivo)  Foto: Gaspar dos Santos

Carolina Cerqueira – Ministra da Cultura (arquivo)
Foto: Gaspar dos Santos

27 Junho de 2018 | 16h56 – Actualizado em 27 Junho de 2018 | 16h58

A ministra da Cultura, Carolina Cerqueira, abordou nesta quarta-feira, em Bahrein, com a sua homóloga, Shaika Khalifa, aspectos ligados à política do Executivo angolano na conservação e restauração do património nacional.

Durante o encontro realizado à margem dos trabalhos da 42ª sessão do Comité da Unesco para o Património Mundial, que decorre em Manama, capital do Bahrein, Carolina Cerqueira ressaltou as medidas legislativas do Presidente da República, João Lourenço, para a restauração, promoção e valorização do património nacional.

Na ocasião, as duas governantes concordaram em estabelecer canais de cooperação cultural através das trocas de experiência em vários domínios das artes e da cultura.

Carolina Cerqueira convidou a sua homóloga a visitar Angola para melhor se inteirar dos programas e da rica diversidade cultural angolana.

Ainda hoje, a governante informou o sub-director geral da Unesco para a Cultura, Ottone Ramirez , durante um encontro de trabalho, as iniciativas desenvolvidas pelo Executivo angolano em defesa do património material e natural.

A ministra deu a conhecer os projectos em curso nos diferentes domínios da cultura e sobre os programas previstos no âmbito do PDN 2018/2022, com realce para o fenómeno religioso, a protecção das minorias étnico linguístico, a municipalização da cultura, entre outros planos.

A ministra fez ainda uma apresentação alargada sobre a segunda fase do património mundial MBanza Kongo e as suas diversas vertentes no domínio da investigação científica e da pesquisa, promoção das indústrias criativas e culturais e as perspectivas de se afirmar como uma alavanca para o desenvolvimento sustentável e promoção de emprego para as comunidades locais e diversificação do turismo no âmbito transfronteiriço.

A perspectiva de inscrição do Corredor do Cuanza, do local de Memória do Cuito Cuanavale e das pinturas rupestres de Tchitundo Hulu foi igualmente abordada, tendo Carolina Cerqueira solicitado o apoio técnico da Unesco para o efeito.

O responsável da Unesco congratulou-se com os avanços a nível dos diversos sectores abrangidos pelo departamento da Cultura em Angola, em particular no domínio do Património Cultural e de outras áreas ligadas às artes e identidade cultural.

Ressaltou a importância das parcerias público/privadas e o envolvimento das comunidades e sociedade civil nos programas culturais, como exemplos que poderão ser seguidos por outros países.

O programa da delegação angolana inclui ainda encontros com as delegações do Paquistão, Uzbequistão, Kuwait, Arábia Saudita, China e México, cujas comitivas pediram o apoio de Angola as suas candidaturas à inscrição a Património Mundial.

Carolina Cerqueira visitou o Museu Nacional do Bahrein, o maior da região do Golfo Pérsico e de grande projecção regional pela diversidade do acervo exposto nos domínios da arqueologia, manuscritos, bem como da captura e comércio de pérolas, uma das grandes fontes de riqueza do país.

FacebookTwitterGoogle+