Angola e Argentina assinaram acordo
Universidade José Eduardo dos Santos (UJES), Escola Superior Politécnica do Bié (ESPB) e Universidade Nacional do Litoral (UNL), Argentina, assinaram, em Santa Fé, um acordo no domínio do Ensino Superior.
O acordo, que estabelece “mecanismos eficazes de assistência técnica e formação de quadros para o desenvolvimento sustentável dos recursos hídricos em Angola”, foi assinado pelo director do ESPB, Gerson Palhares, vice-reitor para cooperação internacional da UJES, Armindo Jelembi, e reitor da UNL, Albor Cantard.
O reitor da Universidade argentina disse que a assinatura do acordo, que tem o apoio específico da Faculdade de Engenharia e Ciência Hídrica da UNL, é importante por permitir estabelecer a ligação com Angola no domínio académico.
O embaixador de Angola na Argentina, ao intervir na cerimónia da assinatura do acordo, lembrou “a fraternidade demonstrada entre professores e profissionais” dos dois países.
Hermínio Escórcio pediu a colaboração de todos para se poder fazer de Angola “um grande país em África”. O acordo faz parte de um processo de cooperação iniciado em 2013, com a primeira visita a Angola de representantes da UNL e a participação este ano de um grupo de professores e pesquisadores num seminário realizado no Cuito.
A delegação angolana, chefiada por Armindo Jelimbi, foi recebida pelo director de Programas de Pós-graduação da UNL, Daniel Comba, e visitou as Faculdade de Direito e Ciências Sociais, de Engenharia Química, de Ciências Agrárias e de Ciências Veterinárias, a fábrica de alimentos nutritivos da UNL, o Parque Tecnológico do Litoral Centro e uma empresa de produtos veterinários.