Angola e Arábia Saudita pretendem reforçar cooperação
Angola e a Arábia Saudita pretendem reforçar o nível da cooperação bilateral entre os dois países, sobretudo no sector económico, além das já existentes no domínio da Organização dos Países Produtores de Petróleo (OPEP), soube-se hoje de fonte oficial.
De acordo com uma nota de imprensa da missão diplomática angolana naquele país do Médio Oriente, esta disposição foi manifestada hoje, segunda-feira, em Riad, pelo embaixador José Andrade de Lemos, quando procedia, no Palácio Real, a entrega das cópias figuradas ao Príncipe Abdel Aziz bin Abdallah bin Abdel Aziz Al Saud, vice-ministro dos Negócios Estrangeiros do Reino da Arábia Saudita.
Durante o encontro, as duas individualidades falaram da necessidade da diversificação da sua economia e da pretensão, num futuro próximo, de um estudo ligado ao ramo da agro-pecuária e segurança alimentar.
Segundo o embaixador José Andrade de Lemos, a parte saudita está já a trabalhar no sentido da preparação de uma visita empresarial a Angola para constatar as potencialidade económicas que este país africano poderá oferecer à Arábia Saudita.
Arábia Saudita é uma monarquia do Médio Oriente, situada na península ibérica. Faz fronteira com a Jordânia, Iraque, Kuwait, Emirados Árabes Unidos, Qatar, Omã, Yemen, Golfo Pérsico, com ligações ao Mar Vermelho.
O país tem uma superfície de 2. 149. 690 km2, com uma população de 29 milhões de habitantes até 2012. É dos países do mundo que se converteu como líder na venda e produção do petróleo.