Angola e Alemanha abordam incremento da cooperação bilateral

Foto: Pedro Parente

Foto: Pedro Parente

O aumento da cooperação no domínio empresarial, bem como a promoção de reuniões, de alto nível, foram temas abordados hoje, quarta-feira, em Luanda, no encontro entre o ministro angolano das Relações Exteriores, Georges Rebelo Pinto Chikoti, e o seu homólogo da Alemanha, Frank- Walter Steimeier.

Em declarações à imprensa, Georges Chikoti sublinhou que o encontro serviu para analisar a possibilidade de incremento de acções direccionadas à formação de quadros angolanos e à facilitação de investimento alemão, em Angola.

“O fórum empresarial Angola/Alemanha, previsto no programa da visita do chefe da diplomacia alemã, deverá facilitar e permitir aos homens de negócios, de ambos países, investir sem nenhum constrangimento”, frisou o governante.

Georges Chikoti realçou ainda ter sido oportunidade para troca de impressões sobre a crise na Ucrânia e na República Democrática do Congo, tendo a Alemanha reconhecido o papel de destaque que Angola vem desempenhando, particularmente o esforço do Presidente da República, José Eduardo dos Santos, para concertação dos dirigentes africanos da região na procura e implementação de acções conjuntas para o restabelecimento da paz.

Actualmente, cerca de 20 empresas alemãs estão instaladas em Angola, e a eventual supressão de vistos em passaportes de serviço e diplomáticos, assim como a concessão de facilidades de circulação de empresários de ambos os países contribuirão para a elevação da cooperação, augurou o diplomata angolano.

Por sua vez, o ministro dos Negócios Estrangeiros da RFA, Frank-Walter  Steimeier, salientou que, apesar de visitar Angola pela primeira vez, registou com agrado a troca de experiências. “Angola e Alemanha têm excelentes relações, com perspectivas para melhoria e enorme potencial de desenvolvimento”, sublinhou, a propósito.

 

FacebookTwitterGoogle+