Angola defende incremento da cooperação com Namíbia

 

ARTE DAS BANDEIRAS DE ANGOLA E NAMÍBIA FOTO: FOTO: DIVULGAÇÃO

ARTE DAS BANDEIRAS DE ANGOLA E NAMÍBIA
FOTO: FOTO: DIVULGAÇÃO

10 Julho de 2019 | 16h39 – Actualizado em 10 Julho de 2019 | 17h12

O director para a África e Médio Oriente do Ministério angolano das Relações Exteriores, Afonso Evaristo Eduardo, defendeu nesta quarta-feira, em Windhoek, Namíbia, o incremento da cooperação entre os dois países, que integram a Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC).

Segundo Afonso Evaristo Eduardo, que falava na abertura da reunião de peritos que prepara a 5ª sessão da Comissão Conjunta de Cooperação Angola/Namíbia, o desenvolvimento da cooperação torna-se necessário no quadro da consolidação da parceria entre os dois Estados.

A reunião preparatória, que junta diplomatas, representantes ministeriais, instituições públicas e outros quadros seniores de Angola e Namíbia, está a analisar questões diplomáticas, económicas e socioculturais.

O encontro está a avaliar também o desenvolvimento socioeconómico e político dos dois países, o estado de ratificação dos acordos sobre o Tratado de Extradição e o de Assistência Mútua Sobre Questões Criminais.

Divididos em três comissões de trabalho, os técnicos estão a analisar a conectividade transfronteiriça, subjacente na implementação de acordos sobre transportes aéreos, rodoviários, fluviais e ferroviários.

Outras questões que estão sobre a mesa têm a ver com a cooperação nos domínios da saúde, comunicação social, dos antigos combatentes, veteranos de guerra e da agro-indústria.

A 5ª sessão da Comissão Conjunta de Cooperação Angola/Namíbia acontece no próximo dominigo (14).

Os dois países mantêm relações diplomáticas que se traduzem na instalação de embaixadas nas respectivas capitais e no estabelecimento de consulados.

Entre os dois Estados existem acordos de cooperação em diversos domínios, destacando-se acordos sobre isenção de vistos, no domínio da defesa, indústria, comércio, energia, pescas, obras públicas, transportes aéreos e rodoviários e turismo.

FacebookTwitterGoogle+