Angola consolida cooperação com China

A visita que o primeiro-ministro chinês, Li Keqiang, realizou a Angola nas últimas 48 horas tem como finalidade destacar a importância estratégia do país para a China, considerou hoje, sexta-feira, o embaixador Gao Kexiang.

O embaixador da China em Angola falou à imprensa no Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, após os cumprimentos de despedida ao primeiro-ministro chinês. Na ocasião, disse que Angola é um parceiro económico, comercial e político importante e que a visita elevará o nível da cooperação entre os dois países.

Segundo o embaixador, o balanço da visita do governante chinês é muito positivo, tendo em conta os acordos de cooperação rubricados, assim como outros diplomas que se encontram em fase de preparação nos mais diversos sectores.

Gao Kexiang destacou também a conversa amistosa entre o ministro Li Keqiang e o Presidente José Eduardo dos Santos, que alcançaram consensos em termos de desenvolvimento económico e social dos dois países, assim como em assuntos regionais e internacionais.

O embaixador chinês frisou que o volume de negócio entre Angola e China em 2013 atingiu a cifra de 36 mil milhões de dólares, tornando Angola o segundo parceiro da China em África.

O primeiro-ministro Li Keqiang chefia uma comitiva de membros do governo, homens de negócios e profissionais da comunicação social, num périplo que realiza ao continente africano, com ênfase para a Nigéria, Etiópia, Angola e Quénia.

FacebookTwitterGoogle+