Angola concorre a representante da SADC na ICAO

Aviões da TAAG

O ministério dos Transportes iniciou, recentemente, a receber candidaturas de quadros qualificados do sector da aviação civil, para o cargo de representante suplante rotativo da SADC na missão permanente deste órgão junto da Organização Internacional da Aviação Civil (ICAO/OACI).

Nos termos das disposições do Protocolo sobre Transportes, Comunicações e Meteorologia e anexos relacionados, adoptados pelos Estados-Membros sobre os candidatos à missão permanente da SADC junto da OACI, Angola figura na lista do próximo país a designar um candidato.

Entretanto, esse departamento ministerial apela a todos os interessados a apresentarem as candidaturas para o processo de recrutamento de um quadro devidamente qualificado para exercer a função de representante suplente na OACI, em Montreal, Canadá, por um período de três anos, a partir de 1 de Novembro de 2022.

De acordo com uma nota a que a ANGOP teve acesso hoje, o actual representante permanente em exercício da Comunidade dos Países da África Austral (SADC) é a Zâmbia, cujo mandato cessa a 31 de Outubro deste ano, e o Zimbabwe, enquanto representante suplente, assume, o cargo de Representante Permanente.

Elegibilidade 

Estão habilitados profissionais de nacionalidade angolana, com elevada e reconhecida experiência no sector da Aviação Civil, de acordo com as funções a desempenhar, com conhecimento do mercado nacional e internacional, formações especializadas no ramo e domínio de matérias relativas à gestão financeira, de recursos humanos, de sistemas e procedimentos de contratação pública.

O informe indica que as candidaturas elegíveis devem ser submetidas, por email, ao ponto de contacto nacional da SADC, Nazaré José Salvador, acompanhadas da carta de cobertura indicando o posto a concorrer e descrevendo a relevância das habilitações académicas, a experiência e as competências para o posto.

Deve ainda fazer-se acompanhar de um Curriculum Vitae actualizado, cópias autenticadas dos Diplomas e ou Certificados, e submeter ao e-mail jorgeolive.snsadc21@gmail.com, estando a apresentação dos documentos físicos, para a posterior, caso a candidatura seja aprovada.

O processo de apresentação das candidaturas iniciou no dia 20 de Janeiro, devendo decorrer até 10 de Fevereiro de 2022.

Requisitos mínimos do candidato 

Para o efeito, os interessados devem possuir uma licenciatura, vínculo mínimo de 15 anos no sector, experiência efectiva e competências de gestão e liderança na área aviação e ou de entidades públicas, bem como ao nível de actuação estratégica, de responsabilidade e impacto nos resultados das entidades onde trabalhou.

Deve ter, igualmente, experiência e responsabilidade efectiva na formulação e gestão orçamental das entidades ou áreas de negócios sob sua alçada, excelentes capacidades de relacionamento interpessoal, liderança e comunicação, assim como nas áreas da Regulação, Operações e Segurança, no contexto da aviação civil.

“Esse mesmo candidato deve ter o grau de Pós-graduação em temáticas focadas na Aviação Civil, na gestão e na liderança, domínio de línguas estrangeiras, essenciais para a actuação nesse sector aeronáutico a nível internacional”, comunica o MINTRAS.

A Organização da Aviação Civil Internacional, também conhecida pelo seu acrónimo em inglês ICAO (International Civil Aviation Organization), é uma agência das Nações Unidas, com 193 Estados-membros, fundada através da Convenção de Chicago, em 1944.

Tem, entre outros objetivos, o desenvolvimento dos princípios e técnicas de navegação aérea internacional e a organização e o progresso dos transportes aéreos, de modo a favorecer a segurança, a eficiência, a economia e o desenvolvimento dos serviços aéreos.

Sua sede permanente fica na cidade de Montreal, Canadá, e a Secretária-Geral da organização é a chinesa Fang Liu, desde Agosto de 2015, sendo Angola membro efectivo da ICAO a mais de três décadas, através da Autoridade Nacional da Aviação Civil (ANAC), antes INAVIC, extinta em 2020.

FacebookTwitterGoogle+