Angola aposta na maior divulgação e visibilidade das acções do CAE/CPLP

Foto: Alberto Julião
Angola está apostada na maior divulgação e visibilidade das acções do Centro de Análise Estratégica (CAE) da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), estrutura que concorre para o estudo e investigação sobre questões de domínio da defesa e segurança da Comunidade.
A afirmação é do presidente do conselho consultivo do CAE/CPLP, tenente-general João José Afonso da Silva “Mayunga”, que discursava hoje, quarta-feira, na abertura do V seminário político – diplomático da referida organização, que vai decorrer até quinta-feira, em Luanda.
João Mayunga destacou que em função da situação política dos Estados-membros, nos contornos geopolíticos e geoestratégicos da actualidade, há necessidade de se destacar as iniciativas do CAE, cujos resultados devem ser activos para os decisores políticos dos países, na definição das suas estratégias governativas.
Neste contexto, o militar referiu que para a concretização deste evento, o Estado angolano criou melhores condições tendo em atenção alguns constrangimentos em países da comunidade para um desempenho positivo dos trabalhos da organização.
A cerimónia de abertura do evento contou com a participação do inspector-geral da Defesa Nacional, general Fernando Torres “Musolo”, membros do corpo diplomático dos países da CPLP acreditados em Angola, directores nacionais de política de defesa dos países da organização, coordenadores dos núcleos nacionais do CAE/CPLP e convidados.
O Centro de Análise Estratégica (CAE/CPLP), com sede em Maputo, foi consagrado como Órgão de Cooperação no domínio da defesa da CPLP e tem por missão a pesquisa, o estudo e difusão de conhecimentos estratégicos, consciencialização colectiva com interesses para os objectivos da Comunidade.