Angola no 6º exame global de ajuda ao Comércio

MINISTRO DO COMÉRCIO, JOFFRE VAN-DÚNEM JÚNIOR (ARQ)
FOTO: GASPAR DOS SANTOS
04 Julho de 2019 | 19h24 – Actualizado em 04 Julho de 2019 | 19h24
Angola participa desde quarta-feira, em Genebra, Suíça, no 6º Exame Global de ajuda para o Comércio, numa promoção da Organização Mundial do Comércio (OMC).
Neste fórum, que decorre sob tema central “Apoiar a Diversificação e o Empoderamento Económico para o Desenvolvimento Inclusivo e Sustentável através da Ajuda para o Comércio – Aid for Trade”, Angola participa com uma delegação chefiada pelo ministro do Comércio, Joffre Van-Dúnem Júnior.
O programa Ajuda para o Comércio foi lançado durante a Conferência Ministerial de Hong Kong em Dezembro de 2005, com o objectivo de facilitar o Comércio dos Países em Desenvolvimento especialmente os Países Menos Avançados, a partir da garantia de inserção do comércio nos Planos de Desenvolvimento Nacionais.
Este 6º Exame Global de Ajuda para o Comércio tem por objectivo, discutir e analisar a forma como o Programa tem apoiado a diversificação económica e o empoderamento das mulheres e dos jovens no processo de elaboração e execução de políticas conducentes ao desenvolvimento sustentável.
Serão igualmente analisadas questões relacionadas aos constrangimentos encontrados pelos Países em Desenvolvimento no que toca a sustentabilidade das infra-estruturas e a interligação entre a oferta e a demanda nos mercados.
A iniciativa tomada pela OMC em 2005 serve o propósito de impulsionar os Governos dos Países em Desenvolvimento e Países Menos Avançados, bem como os doadores, a reconhecerem o papel que pode ter o comércio no seu desenvolvimento.
Participam do evento todas as delegações provenientes dos 164 Países membros da OMC e integram a delegação angolana os Ministérios da Economia e Planeamento e o da Indústria.