Analista político lança livro “Política externa dos Estados e diplomacia do Presidente José Eduardo dos Santos”
Uma obra intitulada “Política externa dos Estados e diplomacia do Presidente José Eduardo dos Santos” foi lançada hoje, quinta-feira, em Luanda, pelo analista político angolano Belarmino Van-Dúnem, em cerimónia que decorreu na Universidade Lusíadas de Angola.
O livro foi apresentado pelo docente universitário João Pinto retrata os feitos do Chefe de Estado José Eduardo dos Santos, sobre a diplomacia para a paz, o percurso da soberania constitucional angolana, bases da política externa em Angola, bem como a Constituição de 2010.
Ressalta os desafios da política externa do país, missões e serviços diplomáticos, assim como o contexto de Angola na diplomacia multilateral e no Atlântico Sul.
Analisa de igual modo a dinâmica da política externa, problemática das fronteiras, soberania dos Estados africanos, apresentando os discursos do Presidente da República, José Eduardo dos Santos, no âmbito do desenvolvimento da diplomacia no país.
Segundo o autor, que discursava na ocasião, o livro responde aos desafios e importância do país na inserção do sistema internacional, sub-regional, continental e universal.
Referiu que a obra analisa o desenvolvimento de matérias relacionadas com o Estado no contexto da política externa e a diplomaciaa de outras nações africanas.
Estiveram presentes membros do Executivo, deputados à Assembleia Nacional, membros do corpo diplomático acreditado em Angola, a líder da Organização da Mulher Angolana, Luzia Inglês, professores e estudantes universitários.
Belarmino Van-Dúnem desempenha a actividade de analista político e docente de política externa do Estado e diplomacia e tem participado como prelector em conferências nacionais e internacionais.
Em 2007 publicou a obra “Prevenção de conflitos em África: Da OUA à União Africana” e em 2010 “Globalização e Integração Regional em África”.