Ambiente de negócios estimula sector privado
O Executivo continua a aplicar medidas que promovem a competitividade nas empresas para o fortalecimento do empresariado nacional, apesar dos cortes orçamentais, garantiu em Luanda o ministro da Economia.
Abraão Gourgel, que discursava no lançamento da 16ª edição da obra de marketing, “Mercator”, garantiu que o Executivo continua a estimular um ambiente de negócios favorável ao sector privado.
“A tarefa do Executivo é crítica no actual estágio da nossa economia, em função das difíceis condições dos mercados e a necessidade de diversificar a produção no sector não petrolífero”, disse.
O ministro da Economia referiu que estão a ser executadas profundas reformas que visam melhorar o ambiente de negócios e desenvolver o mercado privado como parte da estratégia de diversificação da economia e do crescimento.
Abraão Gourgel considerou que deve haver mais apostas no processo de modernização das instituições e serviços especializados para aumentar a sustentabilidade, competitividade e melhor desempenho das empresas angolanas.
“Há um claro compromisso do Executivo com a formação e capacitação de quadros nacionais em resposta às ingentes necessidades de qualificação e competências que viabilizem o desenvolvimento sustentável da economia angolana e a sua inserção competitiva no mercado internacional”, precisou.
Abraão Gourgel encorajou os jovens empreendedores angolanos a fazerem recurso ao marketing nos seus empreendimentos, através da opção por soluções já desenvolvidas e comprovadas como boas em outras empresas ou em contextos económicos mais dinâmicos.
O ministro considerou a obra “Mercator – Teoria e prática do Marketing”, uma ferramenta útil e com benefícios para as estratégias competitivas das empresas. “O marketing é parte importante para a comunicação interna das empresas e das instituições porque cria acções para melhorar a satisfação dos clientes, cuida a imagem da empresa e da marca associada. É através do marketing que são definidas as acções para gerar novas vendas e contratos de uma empresa”, indicou.