Agricultura anuncia financiamentos
O ministro da Agricultura anunciou ontem, no Lubango, um pacote financeiro aprovado pelo Presidente da República para estimular o crescimento do sector agropecuário do país, noticiou a Angop.
“Quero referir-me às últimas decisões do Presidente da República, José Eduardo dos Santos, de aprovar linhas de crédito específicas para o sector agropecuário, que estão à disposição nos bancos comerciais e no Banco de Desenvolvimento de Angola”, disse Afonso Pedro Canga na inauguração da 12ª Feira Agropecuária da Huíla.
“Agora compete aos empresários se organizarem, preparando os seus projectos, e cumprirem com os critérios de acesso ao financiamento”, acrescentou.
O ministro também anunciou que o Executivo trabalha para a instituição do seguro nos investimentos agrícolas, “pois, ao investir neste segmento, há riscos que devem ser acomodados através do seguro agrícola”, ressaltou.
Afonso Pedro Canga afirmou estarem em execução outras medidas de facilitação de crédito, assim como algumas que vão privilegiar a importação de matéria-prima para o processo produtivo.
A Feira Agropecuária da Huíla está aberta desde ontem até ao dia 16. Estiveram presentes na abertura o ministro de Estado e chefe da Casa Civil do Presidente da República, Edeltrudes Costa, e os ministros da Agricultura e da Economia, Afonso Pedro Canga e Abraão Gourgel.
A Cooperativa dos Criadores de Gado do Sul de Angola (CCGA) prevê vendas de mais de 126 milhões de kwanzas no leilão de gado durante a Feira Agropecuária da Huíla. Em entrevista à Angop, o director-geral da Cooperativa, Álvaro Fernandes, disse que vão ser leiloados bovinos de raças melhoradas e autóctones, suínos, caprinos, ovinos e cavalos da raça lusitana.
O responsável afirmou que a intenção é conseguir níveis de receitas superiores às da feira passada, uma vez que o número de associados e criadores aumenta ao longo dos anos. O director-geral da CCGSA disse estarem representadas na feira 30 fazendas que vão expor também máquinas agrícolas produzidas no país. Em paralelo vão decorrer as sétimas jornadas técnicas de bovinicultura de carne, com oradores angolanos.
“A Feira Agro-Pecuária da Huíla é dedicada inteiramente à produção nacional. O nosso país precisa de ganhar experiência neste capítulo e, por isso, vamos apresentar raças melhoradas, alfaias e outras máquinas feitas no país”, realçou.
Pela primeira vez, a organização vai realizar uma feira de cavalos, proporcionar aulas de iniciação à equitação para crianças, principalmente para aquelas com deficiências congénitas, anunciou Álvaro Fernandes.A Feira Agro-pecuária da Huíla vai expor 560 animais, entre os quais 360 bovinos, cem caprinos, 50 ovinos, 20 suínos e 30 equinos.
A CCGSA, fundada em 2003, tem como propósito incentivar a criação pecuária para estimular o desenvolvimento e melhorar a produção de carne nacional de qualidade. Tem inscritos mais de 60 associados das províncias da Huíla, Namibe, Cunene, Benguela e Cuanza Sul.