Agenda da União Africana em análise

Fotografia: Santos Pedro

Fotografia: Santos Pedro

O Vice-Presidente da República, Manuel Vicente, em representação do Chefe de Estado, José Eduardo dos Santos, chefia a delegação angolana que participa na cimeira de Chefes de Estado e de Governo da União Africana (UA), que decorre desde sexta-feira até ao final do mês, em Addis Abeba.

A 24ª Sessão Ordinária da Conferência dos Chefes de Estado e de Governo realiza-se nos dois últimos dias do mês.
Ontem e na véspera decorreu a 29ª Sessão Ordinária do Comité dos  Representantes Permanentes (CRP) dos Estados-membros acreditados junto da União Africana e de outros plenipotenciários que analisou temas sobre a agenda da cimeira.
Amanhã e no dia seguinte realiza-se a reunião do Conselho Executivo da União Africana para aprovação da agenda.
Nos mesmos dias decorre a Sessão Ordinária do Conselho Executivo, que reúne os ministros das Relações Exteriores que analisam os relatórios das reuniões dos últimos seis meses organizadas pela Comissão da União Africana.
No dia 29, realiza-se a cimeira de 32 chefes do Comité de Orientação de Estado e de Governo da Nova Parceria para o Desenvolvimento de África (NEPAD).
No mesmo dia há a reunião do Conselho de Paz e Segurança a nível de Chefes de Estado e de Governo.
A Sessão Ordinária da Assembleia da União Africana decorre na sexta-feira e no sábado. A abertura é feita pelo Chefe de Estado da Mauritânia e presidente em exercício da União Africana, Mohamed Ould Abdelaziz.

Agenda \’África 2063\’

Os Chefes de Estado e de Governo nos dois dias de reunião analisam o relatório de progresso da Comissão sobre a Agenda União Africana 2063, bem como os da Comissão sobre o vírus ébola e o da Conferência dos Ministros das Finanças e da Economia sobre fontes alternativas de financiamento da União Africana. Os Chefes de Estado e de Governo da União Africana devem debruçar-se, também, sobre o relatório do Conselho de Paz e Segurança, bem como da Comissão sobre a criação do Centro Africano para o Controlo e Prevenção de Doenças.
A 24 ª Cimeira da União Africana tem ainda inscrita a análise dos resultados da segunda Cimeira África-Turquia, que se realizou de 19 a 21 de Novembro na cidade de Malabo, na Guiné Equatorial.
A agenda de trabalhos da 24ª Cimeira de Chefes de Estado e de Governo da União Africana inclui a nomeação dos 11membros do Conselho Consultivo sobre a Corrupção, a dos sete membros da Comissão da União Africana de Direito Internacional (AUCIL), a do presidente e do vice-presidente do Conselho da Universidade Pan-Africana (PAU), bem como a do país de acolhimento para a Reitoria da Universidade Pan-Africana. São ainda entregues nesta  cimeira os prémios científicos Kwame Nkrumah.

FacebookTwitterGoogle+