Agências de Investimentos assinam acordo

Fotografia: Arquivo do Jornal de Angola
A Agência Nacional de Investimentos Privados (ANIP) e a Agência de Investimentos de Cabo Verde vão assinar, nos próximos dias, em Luanda, um acordo de cooperação bilateral virado para a promoção das relações entre os agentes e empresários privados dos dois países, no âmbito da visita a Luanda do primeiro-ministro cabo-verdiano, José Maria Neves.
O ministro das Relações Exteriores de Cabo Verde, Jorge Alberto Lopes Borges, disse que a ideia é criar um corredor de cooperação entre os dois países com vista a promover e facilitar as relações entre o sector entre empresarial privado de ambos os Estados.
O governante cabo-verdiano referiu que as duas agências de investimento vão rubricar o protocolo de cooperação para facilitar os investimentos do sector privado. Revelou igualmente que um outro acordo vai ser assinado entre empresas do sector privado dos dois países na área da aquacultura, cujo projecto vai ser executado no município do Ambriz, província do Bengo.
Cooperação
A missão empresarial cabo-verdiana que devia acompanhar o primeiro-ministro de Cabo Verde na visita oficial a Angola, de hoje até amanhã, dia 5, ficou adiada para Julho, visando coincidir os contactos projectados com a oportunidade de negócios que a maior bolsa de Angola proporciona com a realização da semana da Feira Internacional de Luanda.
A informação foi avançada pela Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Sotavento (CCISS) cabo-verdiana que, em comunicado, indica que a deslocação vai realizar-se de 22 a 27 de Julho. A CCISS lamenta “eventuais constrangimentos” que o adiamento da missão possa causar aos participantes, comprometendo-se em “restabelecer oportunamente” os contactos para a organização da missão de Julho.
Um importante grupo de empresários cabo-verdianos devia acompanhar José Maria Neves na visita oficial a Angola. Mas, a pedido das autoridades angolanas, a vertente económica e empresarial acabou por ficar de fora, permanecendo apenas a político-diplomática.
Em Fevereiro deste ano, numa visita da ministra das Finanças e do Planeamento de Cabo Verde, Cristina Duarte, foram assinados com o Fundo de Garantia angolano 42 acordos de empréstimos empresariais no montante de 1.400 milhões de kwanzas (10,4 milhões de euros).
A deslocação de José Maria Neves a Angola surge na sequência de visitas de vários ministros angolanos a Cabo Verde e da recente intenção manifestada por empresários angolanos em investir nas privatizações cabo-verdianas previstas até 2016, da transportadora aérea cabo-verdiana TACV, bem como da Enapor, que gere os portos do arquipélago, e ainda no sector do transporte marítimo.