Administração do Território apresenta Plano Estratégico

Fotografia: João Gomes

Fotografia: João Gomes

Quadros do Governo das províncias de Benguela, Huambo, Bié e Cuanza Sul foram ontem informados sobre o plano estratégico da administração do território “PLANEAT 2025/2030”, durante um seminário de capacitação.

O evento, orientado pelo ministro da Administração do Território, Bornito de Sousa, visou esclarecer os participantes sobre a missão e os valores da administração do território, fundamentos de elaboração do PLANEAT e os seus principais vectores.
No final do encontro, o ministro disse aos jornalistas que o PLANEAT tem por objectivo estabelecer mecanismos de governação e funcionamento na administração do território nos diversos níveis, com realce para as províncias, municípios e cidades. Bornito de Sousa adiantou que o objectivo estratégico da administração do território é promover a prestação de serviço administrativo junto das populações, comunidades e empresas, prestar serviços básicos às populações, de modo a elevar os índices de desenvolvimento humano e bem-estar das comunidades.
O ministro informou ainda que o PLANEAT visa de igual modo promover o desenvolvimento do plano local, o empreendedorismo e a descentralização administrativa. No quadro nacional de desenvolvimento para o período de 2013/2017, previa-se a elaboração de um plano estratégico da administração do território, que foi aprovado recentemente por decreto presidencial, cuja divulgação vai acontecer em todas as províncias.

FacebookTwitterGoogle+