Adido Cultural recebe visita de cortesia da autora do livro “Njinga de Angola”, Prof. Linda Heywood

A autora do livro “Njinga de Angola: A Guerreira de África” (Harvard University Press, 2017), onde reúne as investigações realizadas ao longo de vários anos em Angola, com a colaboração de organismos do Ministério da Cultura, entre eles, o Aquivo Histórico, está em Lisboa para um ciclo de eventos sobre as pesquisas realizadas em Angola em torno da Rainha Njinga.

 Visita Linda Heywood 1Na foto, o Adido Cultural com a Professora Linda Heywood, o Professor John Thornton à direita, ladeados pelos funcionários dos Serviços Culturais.

Acompanhada pelo marido e também historiador Professor John Thornton, visitou a Biblioteca da Embaixada e trocou impressões sobre o papel preponderante de descendentes angolanos na sociedade norte-americana. Elogiou a Biblioteca, por conter um grande número de títulos direcionados a Angola e África e documentos que abordam a cultura angolana nas suas diferentes áreas. 

Por sua vez, o Adido Cultural, Dr. Luandino Carvalho, referiu ser uma honra ter recebido uma investigadora americana que aborda a História de Angola. Considerou que “a obra vem enriquecer mais o conhecimento que temos sobre esta figura histórica que foi a Rainha Njinga a Mbande. Estão contemplados documentos e dados que permitirão perceber a sua dimensão histórica muitas vezes minimizada pelos historiadores europeus”.

 Visita Linda Heywood 3Na foto, a autora e o marido na visita à Biblioteca da Embaixada.

A 9 de Maio do corrente, a historiadora realizou o Seminário “Pesquisando e escrevendo sobre a vida e a memória da Rainha Njinga: Perspectivas de Luanda e Lisboa”, a convite do Centro de História da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. No mesmo estiveram presentes a Conselheira do Presidente, Dra. Rosa Cruz e Silva, o Adido Cultural da Embaixada de Angola em Portugal, Dr. Luandino Carvalho, funcionários do área cultural, membros das associações angolanas da comunidade, corpo académico e estudantes.

A Professora Linda Heywood, lecciona História e Estudos Africanos e da Diáspora na Universidade de Boston-UEA. É autora do livro “Contested Power in Angola”, (2000), no qual analisa do ponto de vista histórico, o papel dos Ovimbundu na política angolana, desde a colonização portuguesa até ao presente.

Os seus artigos sobre Angola foram publicados no Journal of African History, Journal of Modern African Studies, Slavery and Abolition e Journal of Southern African Studies.

Durante a sua estadia, a Historiadora manterá encontros com investigadores, académicos e o Adido Cultural, com vista a abordar a temática da importância daquela figura histórica símbolo da identidade angolana.

 

 

FacebookTwitterGoogle+