Acordo de cooperação com a Namíbia

Fotografia: M. Machangongo

Fotografia: M. Machangongo

Os ministros dos Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria, Cândido Van-Dúnem, e dos Assuntos dos Veteranos da Namíbia, Nickey Iyambo, consideram criar condições adequadas para execução, “sem quaisquer sobressaltos” do acordo de cooperação bilateral assinado quinta-feira em Luanda.

O acordo, válido por um período de cinco anos, visa a troca de experiência sobre políticas públicas de protecção social, intercâmbio no domínio da assistência médica e formação académica dos filhos dos antigos combatentes, promoção do relacionamento entre as associações de antigos combatentes e pesquisas conjuntas sobre os factos históricos dos processos de libertação dos dois países.
Segundo o ministro Cândido Van-Dúnem, este instrumento vai reforçar ainda mais os laços de amizade e de irmandade já existentes entre os povos de Angola e Namíbia, em particular os antigos combatentes e veteranos da pátria e da luta de libertação dos dois países. “Temos plena consciência de que ao assinarmos este importante instrumento assumimos um compromisso que vai exigir de todos muita responsabilidade e um sério engajamento, de forma a honrarmos a memória dos heróicos combatentes angolanos e namibianos, que deram o melhor de si e perderam as suas vidas nas diversas frentes de combate”, declarou.
Para a execução do acordo, os signatários querem contar com a colaboração das Associações de Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria e da luta de libertação dos dois países, que são parceiras estratégicas na resolução e satisfação dos problemas da classe.
À margem das conversações, que culminaram com a assinatura do acordo, o ministro namibiano visitou um cemitério localizado na comuna de Cabuta, província do Cuanza Sul, onde foram sepultados antigos combatentes da SWAPO.
Nickey Iyambo propôs que seja edificado um memorial e a casa de amizade Angola-Namíbia. As propostas devem ser analisadas e aprovadas pelos Governos de ambos os países.
Durante a sua estada em Angola, o ministro namibiano visitou igualmente as áreas onde estavam as bases de apoio aos guerrilheiros da SWAPO, o centro de saúde, assim como o Memorial António Agostinho Neto, a Cidade do Kilamba e o projecto de construção de residências para os antigos combatentes.

FacebookTwitterGoogle+