Acordo comercial com os zambianos

Fotografia: Santos Pedro

Fotografia: Santos Pedro

Os Governos de Angola e da Zâmbia assinaram ontem, em Luanda, um acordo comercial que prevê a isenção de direitos aduaneiros na importação e exportação de mercadorias, com vista a beneficiar a economia dos dois Estados.

Em declarações à imprensa, no final da cerimónia de assinatura do documento, a ministra do Comércio, Rosa Pacavira, revelou que os dois países realizaram, nos últimos três anos, trocas comerciais avaliadas em cinco milhões de dólares.
A ministra esclareceu que Angola exportou para a Zâmbia combustíveis, minerais, produtos do mar, materiais eléctricos e outros, mas espera promover ainda mais este comércio nos próximos tempos. Angola está a concluir algumas exigências da SADC, consubstanciadas sobretudo no desenvolvimento da Pauta Aduaneira, disse.
A entrada de Angola na Zona de Comércio Livre vai permitir maior fluxo de mercadorias para o país, assim como de pessoas e bens.
O acordo bilateral que Rosa Pacavira rubricou com a homóloga zambiana, Margareth Mwanakatwe, vai estimular a organização de feiras comerciais, exposições de produtos, bem como facilitar o estabelecimento de parcerias económicas entre investidores angolanos e daquele país vizinho.
Na província do Moxico, lembrou, estão a ser criadas infra-estruturas rodoviárias, ferroviárias e aéreas, para facilitar as trocas comerciais bilaterais. “Da parte zambiana as condições já estão concluídas. Estamos a concluir as nossas, para que não haja constrangimentos”, realçou Rosa Pacavira. Com vista a garantir as exportações, a ministra disse que o Executivo angolano pretende incrementar a produção de produtos como cimento, madeira e seus derivados, cereais, diamantes, peixe e outros.
A ministra do Comércio e Indústria da Zâmbia disse acreditar que o acordo ontem rubricado vai beneficiar claramente a economia dos dois Estados.
Margareth Mwanakatwe destacou os laços históricos que unem os dois países, acrescentando que Angola e a Zâmbia devem estar mais unidos rumo ao progresso e desenvolvimento sustentável. “Devemos criar as condições para que o acordo possa dar frutos significativos, com vista ao crescimento económico e bem-estar social dos cidadãos dos dois países”, afirmou Margareth Mwanakatwe. A ministra da Zâmbia deve visitar hoje de manhã a Zona Económica Especial e no período da tarde regressa ao seu país. Angola e a Zâmbia mantêm excelentes relações de cooperação no quadro bilateral e a nível da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), abrangendo as áreas político-diplomáticas, defesa e segurança, transportes, educação, saúde, agricultura, comércio, geologia e minas e petróleos.
Os dois Estados também cooperam no âmbito da Conferência Internacional da Região dos Grandes Lagos, uma plataforma político-diplomática que visa, sobretudo, pacificar os conflitos nesta região do continente africano.

FacebookTwitterGoogle+