São Tomé destaca parceria
O ministro dos Negócios Estrangeiros e Comunidades de São Tomé e Príncipe, Manuel Salvador dos Ramos, considerou importante a parceria e o apoio incondicional que Angola tem prestado, a todos os níveis, ao desenvolvimento do arquipélago.
Em entrevista à Angop, o chefe da diplomacia são-tomense disse que Angola é um país com o qual é preciso manter relações de proximidade e irmandade, sobretudo nos domínios da Defesa e Segurança Nacional, Transportes, Comércio, Turismo e Hotelaria.
Manuel dos Ramos falou igualmente sobre os 40 anos de Independência Nacional e 13 de paz efectiva em Angola. Lembrou que antes desses feitos o país viveu um intenso momento de guerra que destruiu a maior parte das infra-estruturas. Hoje, disse, o país está a registar um desenvolvimento em vários domínios, com destaque para a construção de centralidades, hospitais, escolas, pontes, postos de saúde, estradas, linhas férreas e a manter a estabilidade social.
O ministro dos Negócios Estrangeiros e Comunidades de São Tomé e Príncipe realçou que graças às políticas do Presidente da República, José Eduardo dos Santos, o país não pára, e os angolanos estão comprometidos com a preservação da paz, a reconciliação nacional e à causa do seu desenvolvimento, reforçando a democracia.
Manuel dos Ramos, que foi embaixador de São Tomé e Príncipe em Angola entre 1997 e 2003, mostrou-se satisfeito por ter assistido à assinatura do Memorando de Entendimento entre o Governo e a UNITA, em 2002, que pôs fim à guerra.
O diplomata considerou que Angola assume, desde Janeiro de 2014, a presidência rotativa da Conferência Internacional para a Região dos Grandes Lagos graças à estabilidade do país, às políticas do Presidente José Eduardo dos Santos e por mérito próprio.