Ministra da Família destaca os avanços
A ministra da Família e Promoção da Mulher afirmou no Bailundo que nos últimos 13 anos houve um investimento significativo relativamente à elaboração e aprovação de legislação e políticas para o bem-estar da mulher.
Em declarações à imprensa, no final de uma visita àquele município da província do Huambo, Filomena Delgado referiu que estes investimentos foram possíveis graças ao alcance da paz, em Abril de 2002.
Em termos de legislação, destacou a Lei de Igualdade de Género e Contra a Violência Doméstica. Filomena Delgado falou igualmente sobre a criação de programas de alfabetização, formação académica e técnico-profissional e a cedência de créditos agrícolas à mulher camponesa, visando a capacitação da classe e a melhoria das suas condições de vida.
A ministra disse serem notórios os esforços do Executivo na criação de espaços visando a inserção da mulher na sociedade, na ocupação de cargos de direcção e chefia, para que possa participar na vida pública e política do país.
Filomena Delgado informou que até 2002, o género feminino tinha pouca participação na vida pública, mas hoje existe uma presença maciça nos órgãos do Estado, tal como a nível da Assembleia Nacional, governos provinciais, administradores municipais, comunais, direcções nacionais, provinciais, entre outros.
“Os ganhos são incalculáveis e vamos continuar a fazer as mesmas acções, com destaque para a mulher rural”, prometeu a ministra Filomena Delgado.