Polícia Nacional analisa segurança
Os comandantes provinciais da Polícia Nacional no Namibe, Huíla e Cunene analisaram, em Namacunde, a situação de segurança pública, sinistralidade rodoviária e roubo de gado, além de trocarem informações sobre o desarmamento de civis no sul do país.
O comandante provincial do Cunene, comissário António Guedes, disse na abertura do encontro que a reunião tripartida serviu, igualmente, para, entre outros assuntos relevantes, traçar medidas coordenadas para que “os habitantes das três províncias continuem a usufruir da tranquilidade que merecem”.
António Guedes afirmou que a reunião em certa medida impulsiona os esforços da Polícia Nacional conducentes à concretização das acções que têm como ponto de partida a troca permanente de informações entre os Comandos Provinciais do Cunene, Huíla e Namibe.
Esta coordenação de acções, referiu António Guedes, servem fundamentalmente para satisfazer os anseios da população em matéria de segurança e tranquilidade pública.
O vice-governador provincial do Cunene para o sector Político e Social, José Nascimento Veyelenge, elogiou a realização do encontro, salientando que “reforça o trabalho conjunto e permite melhorar o combate à criminalidade na região”.
A Polícia Nacional, disse José Nascimento Veyelenge, tem melhorado de forma sustentada as acçõs aos mais variados domínios, fundamentalmente, devido à aposta na qualificação e profissionalização dos seus quadros a todos os níveis.
O vice – governador do Cunene, província onde se registam regularmente casos de roubo de gado, principal riqueza da população, sublinhou que a melhoria da prestação de serviços dos efectivos da Polícia Nacional é hoje sentida por toda a sociedade.
José Nascimento Veyelenge encorajou os comandos provinciais da Polícia Nacional no Cunene, Namibe e Huíla a prosseguirem com as acções conjuntas de coordenação. “Uma maior cooperação entre os três Comandos Provinciais permite melhorar o combate ao crime, à sinistralidade rodoviária e à diminuição do roubo de gado”, referiu.
O vice-governador defendeu o interesse da articulação de acções pedagógicas e de maior rigor na aplicação da lei para a preservação da vida humana, e exortou os agentes a serem disciplinados e servirem de exemplo à sociedade.
A reunião entre os três comandos da Polícia Nacional foi a segunda. A primeira aconteceu o ano passado na Huíla.