Defendido combate às ameaças no mar
O comandante do navio “Bartolomeu Dias”, da Marinha de Guerra Portuguesa, Carvalho Ângelo, defendeu a criação de condições para a erradicação de ameaças marítimas nos países africanos.
O comandante, que falava à imprensa após um encontro de cortesia com o governador de Benguela, Isaac dos Anjos, disse que a segurança marítima é hoje uma preocupação constante, daí a participação da Marinha Portuguesa no sentido de apoiar parceiros africanos a criar condições para erradicar ameaças marítimas.
Quanto à segurança no Golfo da Guiné, Carvalho Ângelo afirmou que é uma região que hoje tem uma particular atenção da comunidade internacional, devido aos interesses económicos especialmente para os fortes produtores de petróleo, que precisam fazer circular as suas mercadorias.
O navio “Bartolomeu Dias” atracou em Angola no âmbito do exercício internacional que aconteceu no Golfo da Guiné, para desenvolver laços de cooperação com os países da CPLP.
A fragata chegou a Benguela domingo e vai permanecer três dias. As duas Marinhas de Guerra vão desenvolver acções de treino, instrução e treino de mergulho, além de intercâmbio no domínio desportivo.