Reabilitação de estradas acelera desenvolvimento

Fotografia: Mavitidi Mulaza

Fotografia: Mavitidi Mulaza

O governador do Uíge destacou as acções de reabilitação de 1.576 quilómetros de estradas, que ligam todos os municípios e províncias vizinhas, como um dos principais ganhos dos últimos 13 anos de paz e de reconciliação nacional.

Paulo Pombolo, que falava para milhares de pessoas no acto provincial do 4 de Abril, Dia da Paz e da Reconciliação Nacional, no Estádio 4 de Janeiro, na cidade do Uíge, disse que a melhoria das estradas, que ligam a província à capital do país e às províncias de Malanje e Cuanza Norte, trouxeram avanços significativos nos vários sectores e garantem a melhoria das condições de vida dos habitantes.
“Fruto da paz, nestes 13 anos a província cresceu muito. O governo tem vindo a reconstruir e construir quase tudo, desde escolas, hospitais, centros e postos de saúde, habitações, estradas, modernização das vilas e cidades, sistemas de abastecimento de água potável, entre outras acções que visam a melhoria das condições de vida das populações”, disse.
O governador explicou que, este ano, o Governo Provincial está envolvido na reabilitação de 356 quilómetros de estradas que ligam a cidade do Uíge aos municípios do Songo e Bembe até à fronteira com a província do Zaire. Outra estrada cujas obras estão em execução é a que liga Sanza Pombo aos Buengas e Cuilo Futa, no município de Maquela do Zombo. “Temos ainda a estrada da Alfândega, no município de Sanza Pombo, que vai passar pela sede municipal de Cangola, até Malanje”, disse o governador.
Paulo Pombolo afirmou que a paz permitiu a execução, com sucesso, do Programa de Habitação Social, que dá lugar à edificação da Centralidade do Quilomosso, com 1.010 apartamentos já concluídos e 2.500 da segunda fase em curso, além de um total de 1.500 casas sociais erguidas nos municípios da província.
“O aumento da capacidade de produção e distribuição de energia eléctrica, com mais ligações domiciliárias e iluminação pública para mais de 20 mil beneficiários, a abertura do Pólo Industrial do Negage, onde estão a ser instaladas várias unidades fabris, o arranque das acções de prospecção nas minas de cobre de Mavoio, cujos trabalhos de exploração devem iniciar no próximo ano, constituem outros ganhos da paz efectiva”, sublinhou.

Desafios no Zaire

O governador provincial do Zaire, Joanes André, depois do culto ecuménico realizado na cidade do Soyo para comemoração do Dia da Paz e Reconciliação Nacional, pediu mais envolvimento no trabalho para o desenvolvimento económico e social do país, com vista a garantir o bem-estar da população.
“Angola vai continuar a manter a paz, o Zaire vai continuar a manter esta paz. As nossas igrejas também devem estar unidas e trabalhar para este bem social, para que todos continuemos a preservar a paz”, acrescentou.
O pastor regional da Igreja Evangélica de Angola (IEA) no município do Soyo apelou à união entre a família, para o resgate dos valores morais e cívicos perdidos, com vista a salvaguardar o futuro da nação.
António Augusto, também responsável do Conselho das Igrejas Cristãs em Angola (CICA), no Soyo, disse que o futuro da nação está comprometido por causa da perda dos valores morais e cívicos, pelo que urge o seu resgate para garantir um futuro airoso para as novas gerações e do país.
“O resgate dos valores cívicos e morais, religiosos e sociais é um ganho da paz muito especial neste momento que completamos 13 anos do calar das armas. Estes valores estão a ser perdidos nesta nação, neste país, nestas gerações. E disto a igreja está preocupada para saber, com esta caminhada, com esta geração que futuro teremos”, questionou.
O padre Francisco Ntanda, da Igreja Católica do Soyo, considerou a paz um dom e uma dádiva que exige a cada cidadão um contributo e uma participação. Disse ainda que “a paz só pode ser construída se cada um de nós souber perdoar, tal como nos ensinou São Francisco de Assis”.

Festa no Bengo

Os antigos combatentes e veteranos da pátria, na província do Bengo, beneficiam de vários projectos sociais com vista à sua inserção na sociedade no sentido de continuarem a contribuir na preservação da paz.
A garantia é do director provincial dos Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria, António João, que falava na cidade de Caxito durante uma palestra subordinada ao tema “Os benefícios da paz em prol da dignificação dos antigos combatentes e do veterano da pátria”, enquadrada no âmbito das comemorações dos 13 anos de paz efectiva. O director disse que hoje os mais jovens devem conhecer o que os antigos combatentes e veteranos da pátria fizeram para o alcance da independência e da paz.
A deputada Josefa José, que dissertou sobre o tema “O papel dos antigos combatentes na preservação da paz e da reconciliação nacional”, defendeu que é necessário que os jovens valorizem os feitos dos antigos combatentes para a reconciliação nacional. Estiveram presentes no acto das comemorações do 4 de Abril, o governador provincial, João Miranda, membros do governo, autoridades tradicionais e religiosas e da sociedade civil.

Cuanza Sul

O governador provincial do Cuanza Sul, Eusébio Teixeira, apelou à população a continuar a trilhar caminhos que concorram para a preservação da paz na base do diálogo permanente, concórdia e perdão entre as famílias, para garantir a unidade nacional, o progresso económico e social de Angola.
O governador fez estas declarações no Largo Dr. Agostinho Neto, no Sumbe, depois da deposição de uma coroa de flores no busto do primeiro Presidente de Angola para saudar o aniversário da paz.
Eusébio Teixeira considerou o Dia da Paz um momento especial e histórico para a vida de todos os angolanos. Na ocasião, o governador sublinhou que “é necessário que os angolanos perdoem os erros cometidos no passado, apostando no presente e perspectivem o futuro”.
O governador do Cuanza Sul exortou os jovens, enquanto continuadores da grande nação, a apostarem na formação técnico-profissional, envolverem-se em organizações filantrópicas, políticas, religiosas, académicas, para conhecerem melhor a realidade do país.

FacebookTwitterGoogle+