Inaugurada ponte de grande dimensão
A ponte sobre o rio Curoca, no município do Tômbwa, província do Namibe, foi inaugurada pelo governador Rui Falcão.
Com uma extensão de 801 metros e 11 de largura, a ponte tem uma faixa de rodagem com dois sentidos, passeios com um metro em cada lado, uma altura de sete metros, suporta 100 toneladas de carga e assenta sobre 76 pilares com uma secção circular de um metro. A ponte foi construída num ano e oito meses.
O director do Instituto Nacional de Estradas no Namibe, Edgar Xavier, informou que no domínio das estradas está em reabilitação a via que liga Tchicolonjira (Caraculo) à Bibala, cuja primeira fase já está concluída, dando depois sequência até à cidade do Lubango, numa extensão de 106 quilómetros. Desta distância estão por concluir 40 quilómetros.
Quanto ao alargamento da Estrada Nacional que liga o Namibe ao Lubango, numa extensão de 180 quilómetros, o director do Instituto Nacional de Estradas confirmou o adiamento do arranque das obras: “Estávamos a prever o arranque dos trabalhos ainda este ano, mas com a redução do orçamento, não é possível. Vamos aguardar até que a situação seja ultrapassada”, disse.
Maior ponte
O governador Rui Falcão, que procedeu ao corte da fita, realçou que a ponte sobre o Curoca é a terceira maior do país e reúne todas as condições técnicas. “É uma ponte que dignifica o Executivo e todo o nosso povo”, disse, assegurando a obra tem qualidade, o que garante a sua longevidade.
O governador disse ainda que os cidadãos devem ter a responsabilidade de cuidar deste património, preservando aquilo que o Executivo tem feito para a melhoria da qualidade de vida e da circulação de pessoas e bens. “Não é possível construirmos hoje e destruirmos amanhã, porque não há recursos para repor aquilo que se gastou anteriormente”. Rui Falcão disse que em breve volta ao Tômbwa para inaugurar novos empreendimentos, que vão garantir emprego aos jovens. Referiu que o município está no rumo certo, com a entrada em funcionamento de novas empresas no sector pesqueiro.
“Grandes empresas entram em funciomnamento ainda no decurso de 2015, e outras em 2016”, prometeu, reiterando a abertura para breve do núcleo do ensino superior.
Todos ganharam
O administrador do Tômbwa, José Tchindongo António, considerou que a ponte sobre o Curoca veio simbolizar a unidade nacional e o progresso social e económico do município, em particular, e da província no geral.
“Todos saem a ganhar, os camionistas, taxistas, trabalhadores e população em geral, uma vez que as dificuldades por que passavam principalmente no tempo da chuva, estão ultrapassadas”, referiu.
O administrador chamou à atenção de todos os utentes para serem disciplinados com vista a preservar este bem público, respeitando os sinais de trânsito, sobretudo os limites de velocidade e de carga, de modo a mantê-lo firme.