Manuel Augusto em Niamey
O secretário de Estado para as Relações Exteriores, Manuel Augusto, participou, em Niamey, Níger, na reunião ministerial do Grupo de Contacto Internacional sobre a Líbia.
Co-presidida pelo comissário para a Paz e Segurança da União Africano, Smail Chergui, e pela ministra dos Negócios Estrangeiros e de Cooperação da República do Níger, Aichatou Boulama Kané, a reunião examinou a evolução da situação na Líbia desde o anterior encontro, em 28 de Janeiro.
No encontro, realizado à margem da sessão ordinária da Conferência dos Chefes de Estado e de Governo da União Africana, foram analisadas as iniciativas destinadas a acabar com a violência na Líbia.
O objectivo foi facilitar o diálogo político inclusivo entre os líbios que permita a reconciliação nacional, consolidação das instituições constitucionais e concluir o processo de transição. A ocasião permitiu reafirmar o princípio do diálogo inclusivo como única via para a paz na Líbia. Os participantes, que se manifestaram preocupados com acções terroristas na Líbia e países vizinhos, condenaram o rapto e assassinato de egípcios naquele país, os atentados suicidas em al-Quba e o ataque de 18 de Março ao museu de Bardo, Tunísia, bem como as ameaças constantes do Boko Haram. Os membros do Grupo de Contacto Internacional sobre a Líbia felicitaram o Presidente eleito da Nigéria, Muhammadu Buhari, e ao cessante, Goodluck Jonathan, por ter aceitado os resultados eleitorais. Na reunião participaram representantes das Nações Unidas, União Africana, instituições da sub-região da África Ocidental, Liga Árabe, ministros e representantes dos Governos da Argélia, Alemanha, África do Sul, China, Chade, Egipto, Espanha, Estados Unidos da América, França, Itália, Líbia, Mauritânia, Níger, Rússia, Sudão, Tunísia e Zimbabwe.