Anunciadas novas minas
O ministro da Geologia e Minas, Francisco Queiroz, anunciou que dois projectos de produção de ferro entram em funcionamento no Cuanza Norte e Cuando Cubango.
Os projectos estão localizados nas regiões da Cerca, Cuanza Norte, e Cuchi, Cuando Cubango. O da Cerca tem um investimento de 285 milhões de dólares (perto de 31 mil milhões de kwanzas) e arranca em 2016/2017.
O projecto de Cuchi, com um investimento total de cerca de 798 milhões de dólares (86,5 mil milhões de kwanzas), é à base de carvão vegetal, a partir do qual são produzidas pequenas barras de ferro comercializáveis.
O Executivo estabeleceu no ano passado o objectivo de dinamizar e diversificar o sector mineiro nacional, a partir de um levantamento aéreo, já em curso, das potenciais reservas no subsolo de todo o país.
O estudo, integrado na execução do Plano Nacional de Geologia (PLANAGEO), é realizado por três empresas que utilizam seis aviões especiais para assegurarem o levantamento geológico.
O PLANAGERO destina-se a atingir objectivos de política económica, ao dinamizar o sector mineiro mediante a diversificação da produção e o aumento das fontes de receitas.