Países Baixos apoiam Angola na diversificação da economia
Os Países Baixos apoiam Angola no seu programa de diversificação da economia, com o programa de Geodados para a agricultura e águas, por ser um país que trabalha para a melhoria e qualidade alimentar das famílias, afirmou hoje, em Luanda, a embaixadora do Reino dos Países Baixos, Suzana Terstal.
Segundo a embaixadora, que falava no seminário sobre geodados para a agricultura e águas, o programa visa melhorar a segurança alimentar, usando dados e características e fornecer a informação certa por via de satélites para os agricultores, pastores e pescadores no momento certo poderem aumentar e melhorar a produção alimentar.
“Os sistemas serão monitorizados no espaço e em tempo real, aonde se encontrará soluções para as inúmeras diversidades que o sector como a agricultura apresenta e dar um avanço num futuro próximo”, disse.
Por sua vez, o ministro da Agricultura, Afonso Pedro Canga, disse ser essa uma iniciativa do Ministério em parceria com a embaixada do Reino dos Países Baixos, para aproveitar as tecnologias de informação para que a agricultura angolana seja mais eficiente.
No domínio de geodados, prosseguiu o ministro, pode contribuir para o aumento da eficácia dos processos de produção se o ministério dominar correctamente e em tempo oportuno as informações sobre o consumo, doenças, estragos e o regime de chuvas naturalmente se tomará decisões acertadas e medidas adequadas para que se possa aumentar a produtividade.
“Angola entrou neste projecto aonde já estão outros países africanos, porque acredita que vai crescer mais e vai aumentar a capacidade de produtividade e queremos atingir os agricultores de todo o país e estimular o sector privado a apostar mais na agricultura local”, disse o ministro.
O programa faz parte da política de segurança alimentar e o objectivo é melhorar a produção dos sectores da agricultura e da pesca nos países parceiros, promovendo aos produtores de alimentos informações relevantes, na utilização das sementes e fertilizantes para a produção de alimentos.