Importação da Sonangol ultrapassa cinco milhões metros cúbicos de combustível em 2014

A Sonangol Logística importou do exterior cinco milhões e 700 mil metros cúbicos de combustível, cerca de 80% do que se consome actualmente em Angola, informou hoje, quarta-feira, em Luanda, o administrador executivo para a área de desenvolvimento industrial e conteúdo local, Mateus Neto.

De acordo com Mateus Neto, que falava na conferência de imprensa alusiva aos 39 anos da Sonangol, os restantes um milhão e 300 mil metros cúbicos consumidos no país, cerca de 20 por cento, são adquiridos na refinaria de Luanda.

O administrador frisou que, no período em análise, a logística, na sua função, vendeu a distribuidora aproximadamente cinco milhões e 600 mil metros cúbicos, a Pumangol cerca de um milhão e 400 mil metros cúbicos, e uma parte forneceu à “ENCOM”, uma empresa sedeada no exterior.

A distribuidora, por sua vez, vendeu, no ano transacto, três milhões e 300 mil metros cúbicos de gasolina, um milhão e 300 mil metros cúbicos de gasóleo e 45 mil metros cúbicos de petróleo iluminante.

“É responsabilidade da Sonangol distribuidora distribuir os produtos em todo o país, principalmente os mais consumíveis pela população que é a gasolina, gasóleo e o petróleo iluminante”, disse.

Quanto ao JET que já se produz no país, o administrador explicou que apenas em sutução de extrema necessiade é que a Sonangol logística socorre-se de fornecedores exteriores.

Mateus Neto fez saber que a ESSA – empresa subsidiária criada para dar suporte à sonangol – tem em curso duas sondas, cuja conclusão da primeira está prevista para Dezembro de 2015 e a entrada em funcionamento no primeiro trimestre de 2016.

FacebookTwitterGoogle+