OGE revisto vai priorizar Plano Sanitário
O ministro da Saúde declarou, terça-feira, que o Orçamento Geral do Estado (OGE) revisto para 2015 vai priorizar as acções constantes do Plano Nacional de Desenvolvimento Sanitário e do Programa do Governo.
José Van-Dúnem falava à imprensa no final de uma reunião da Comissão para a Política Social do Conselho de Ministros. Adiantou que serão priorizadas as acções que visam a redução da mortalidade materno-infantil, o tratamento das doenças transmissíveis, nomeadamente a malária, tuberculose e sida.
Disse estar garantida a prevenção das doenças preveníveis pela vacinação, implementação de programa alargado de vacinação, de forma que doenças possam ser evitadas. Complementarmente, adianta José Van-Dúnem, tenciona-se fazer com que a municipalização se mantenha, para que as doenças possam ser tratadas mais próximo das populações.
Pretende-se que os centros e postos médicos possam desempenhar cabalmente o seu papel no quadro da municipalização e garantir que os hospitais terciários cumpram a sua tarefa na rede, e, dada a situação financeira, não abrir novos serviços, mas manter em funcionamento os existentes.
O ministro apelou aos cidadãos a denunciarem clínicas privadas que se recusam a prestar primeiros socorros a doentes em estado grave, recorrendo à inspecção de saúde e ao Instituto Nacional de Defesa do Consumidor (INADEC).
O governante aconselha, contudo, os cidadãos a se dirigirem ao hospitais públicos que podem assegurar um tratamento de qualidade e gratuito, embora aceite que quem tenha dinheiro e preferira ir para clínicas o faça.