Angola e ONU discutem terrorismo

A segunda fase do Seminário Regional sobre Terrorismo, realizada pelos ministérios da Justiça e dos Direitos Humanos e do Interior, em parceria com a Organização das Nações Unidas, arranca na próxima terça-feira, em Luanda.

No seminário, com duração de três dias, técnicos dos ministérios do Interior, Justiça, Hotelaria e Turismo, Transportes, Procuradoria-Geral da República e representantes das Nações Unidas e 11 países da África Central debatem temas ligados à questão do terrorismo e direitos humanos. No primeiro dia do encontro é analisada a estratégia de contra-terrorismo das Nações Unidas e os Princípios de Bogotá, bem como o estudo de boas práticas e casos concretos sobre medidas a aplicar.No mesmo dia,é debatido o tema “O Extremismo Violento, o Terrorismo e o Fenómeno de Combatentes Estrangeiros Terroristas na Região da África Central” e feita uma abordagem sobre o papel do desenvolvimento e a inclusão social na luta contra o terrorismo.
O segundo dia está reservado à abordagem das medidas para o asseguramento do respeito pelos direitos humanos e o regulamento das leis como base fundamental da luta contra o terrorismo.Questões ligadas ao papel do sistema das Nações Unidas no fortalecimento da arquitectura jurídica internacional, de modo a promover o regulamento das leis, respeito pelos direitos humanos e sistema de justiça constam das discussões.
Segundo o programa do seminário,  a sessão de abertura é presidida pelo secretário de Estado do Interior, Eugénio Laborinho, e a de encerramento pelo secretário de Estado para os Direitos Humanos, António Bento Bembe.

FacebookTwitterGoogle+