Angola reeleita membro do Conselho de Administração do FIDA
Angola foi hoje, terça-feira, reeleita para um terceiro mandato como membro do Conselho de Administração do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA).
A eleição, para um período de três anos, de 2015 a 2017, ocorreu na cidade de Roma (Itália) no segundo dia de trabalhos da 38ª Sessão do Conselho de Governadores do FIDA, que foram presididos pelo ministro angolano da Agricultura, Afonso Pedro Canga, na qualidade de vice-presidente desta instituição das Nações Unidas (ONU).
O cargo é partilhado com a Libéria, Egipto e Quénia, sendo, a par de Angola, os quatro representantes de África no Conselho, que é constituído por 18 membros representativos de todos os continentes.
Para a eleição, Angola contou com o apoio dos países da SADC e do presidente do Grupo Africano, tendo merecido a aprovação de acordo com os critérios do FIDA para a escolha dos membros do Conselho de Administração, nomeadamente o nível de contribuição, o equilíbrio geográfico e a experiência.
Angola já cumpriu dois mandatos consecutivos de três anos, de 2009 a 2011, e de 2012 a 2014, respectivamente.
Além da eleição dos membros do Conselho de Administração, a agenda de hoje foi dominada pelas intervenções dos governadores representantes de diversos países.
O dia foi igualmente marcado por dois debates, designadamente “Relatos recolhidos no campo: “Inovações em matéria de inclusão financeira” e “A Igualdade do Género e o empoderamento da mulher rural no quadro das operações realizadas pelo FIDA”.