Agricultores acreditam no crescimento

Fotografia: Francisco Bernardo

Fotografia: Francisco Bernardo

O desenvolvimento do sector económico e social da província do Moxico vai registar melhorias significativas com o início da circulação do comboio no troço ferroviário Luena/Luau, a partir deste mês, afirmam agricultores e camponeses.

Numa reportagem a propósito dos benefícios que resultam da circulação do comboio no troço ferroviário Luena/Luau, os camponeses entrevistados pela Angop foram unânimes em afirmar que vai haver mais trocas comerciais em produtos agrícolas, piscatórios e industriais entre os municípios localizados ao longo da linha férrea, entre estes e a cidade do Luena e vice-versa.
Joana Simão, uma das camponesas contactadas, congratulou-se com a reposição da circulação dos comboios, que estão a alavancar o desenvolvimento da região, permitindo a baixa de preço dos principais produtos de consumo, e a aumentar a mobilidade das pessoas e bens.
“A vida vai melhorar e há maior facilidade na ligação entre os diferentes pontos do país, bem como consolidar os laços de amizade entre os povos”, disse a entrevistada.
Bonifácio Celestino, agricultor, reconheceu que o comboio é um dos incentivos que o Executivo colocou à disposição dos “homens do campo”, para transportar mercadorias para os principais mercados da região.
Gomes Filipe, funcionário público, felicitou igualmente o Executivo através do Ministério dos Transportes, por se empenhar afincadamente na reabilitação e modernização dos três caminhos de ferro do país, bem como os comerciantes locais e a população em geral que vão usufruir dos benefícios da circulação dos comboios.
O comboio inaugural do Lobito (Benguela) ao Luau (Moxico), denominado comboio da vitória, da paz, da reconstrução e do desenvolvimento, deixou a cidade a cidade do Luena  na quarta-feira com 200 passageiros, incluindo o ministro dos Transportes, Augusto Tomás.
O Caminho de Ferro de Benguela tem uma extensão de 1.344 quilómetros. Encontra-se ligado aos sistemas ferroviários da República Democrática do Congo e da Zâmbia. Através deste último país é possível chegar à cidade da Beira, em Moçambique, e a Dar Es Salaam, na Tanzânia.
O Caminho-de-Ferro deBenguela começou a ser construído em Março de 1903 e ficou concluído a 2 de Fevereiro de 1929.

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