Navios a caminho de Luanda
Navios da Força Operacional e de Formação 2015 da Marinha alemã são aguardados no sábado para, até ao dia 24, manterem um intercâmbio com a Marinha de Guerra Angolana.
Um comunicado da Embaixada alemã em Angola refere que, logo após a chegada dos navios, num total de quatro, está prevista uma conferência de imprensa com o embaixador da Alemanha em Angola, Rainer Muller, a bordo da fragata “Hessen”, no Porto de Luanda.
A presença dos navios faz parte da participação da Marinha alemã em manobras militares em várias regiões, que se iniciaram a 27 de Janeiro e se estendem até 19 de Junho. Os quatro navios participam nas manobras militares “Obangame Express”, no Golfo da Guiné, “Good Hope VI”, com a Marinha sul-africana e “Atalanta”, no âmbito da operação liderada pela União Europeia para o combate à pirataria no Corno de África.
Estas manobras compreendem passagens pelo Mar do Norte, Oceano Atlântico, Golfo da Guiné, Cabo da Boa Esperança, Oceano Índico, Canal de Suez e Mediterrâneo, de onde a Força Operacional regressa para Wilhelm Shaven (Alemanha).
Outra tarefa da Força é a formação prática e instrução dos cadetes da “Equipa VII/14”, a bordo dos navios. Nesta formação, diz a Embaixada alemã em Luanda, os cadetes realizam na Força Operacional e de Formação um estágio de várias semanas a bordo, “para ganharem as suas primeiras impressões sobre o dia-a-dia no navio sob condições de exercícios e operações”.
A estadia dos navios da Marinha de Guerra alemã em Luanda segue-se à visita do ministro da Defesa, João Lourenço, à Alemanha, em Novembro de 2014, durante a qual assinou com a sua homóloga alemã, Ursulavon der Leyen, um Acordo de Cooperação de Defesa entre os dois países.
A Força Operacional e de Formação (EAV) da Marinha Alemã é o núcleo da participação alemã nos grupos operativos internacionais de tarefas marítimas. Segundo a Embaixada, essa força dispõe de uma vasta gama de instrumentos marítimos e, quando necessário, é capaz de mover-se no prazo de dez dias para uma região de crise.
A fim de alcançar e manter o nível necessário de formação das tripulações – sublinha – essas forças alemãs exercitam-se no contexto nacional e internacional, com aliados e nações amigas, acrescenta a Embaixada da Alemanha.
O comandante da Força Operacional e de Formação é o capitão-de-mar-e-guerra Andreas Seidl, precisa o comunicado distribuído ontem.