Transformação rural debatida em Roma

Fotografia: Eduardo Pedro

Fotografia: Eduardo Pedro

O ministro da Agricultura, Afonso Pedro Canga, discursou ontem na 38ª Sessão do Conselho de Governadores do Fundo Internacional para o Desenvolvimento Agrícola (FIDA), que decorre em Roma.

Na reunião que tem como tema central “Transformação Rural, a Chave do Desenvolvimento Sustentável”, o ministro Pedro Canga falou da experiência, dos programas e dos progressos que têm sido alcançados nessa matéria em Angola.
Em Roma, cidade onde está situada a sede do FIDA, o ministro Pedro Canga chefia uma delegação que é integrada pela secretária de Estado das Pescas, Antónia Nelumba, o embaixador de Angola na Itália, que é também o representante permanente junto do FIDA, Florêncio de Almeida, e funcionários dos Ministérios da Agricultura e das Pescas.
Ontem, primeiro dia do Conselho de Governadores do FIDA, foi realizada uma conferência sobre “Os povos Indígenas e os Sistemas Alimentares Sustentáveis”, seguida por um debate dedicado ao tema “Superar os Obstáculos para a Transformação Rural no Contexto das Metas de Desenvolvimento Sustentável pós 2015”.
Angola completa no dia 19 de Fevereiro um ano desde que assumiu uma das vice-presidências do Conselho de Governadores do FIDA, mandato partilhado com a Suíça, e que se prolonga até 2016. O órgão é presidido pelo Gabão. Em Angola, o FIDA co-financia com o Executivo, o Banco Mundial e o Japão o projecto MOSAP, que é de agricultura familiar orientada para o mercado. O MOSAP está a ser implementado nas províncias de Malanje, Huambo e Bié. Na área das pescas participa no Projecto de Pesca Artesanal e Desenvolvimento da Aquicultura em curso no centro e sul do país.
O FIDA é uma agência da Organização das Nações Unidas (ONU), criada em 1977, na altura em resposta à fome no Sahel. O seu principal objectivo é o de fornecer financiamento directo e mobilizar recursos adicionais para programas especificamente destinados a promover o avanço económico dos pobres rurais, principalmente através da melhoria da produtividade agrícola.
Actualmente são membros do FIDA 165 países. O presidente do fundo é o nigeriano Kanayo Nwanze.

FacebookTwitterGoogle+