Mercado angolano tem liquidez suficiente para colocar as somas pretendidas para 2015
A directora da Unidade de Gestão da Divida Pública, Angélica Paquete, afirmou hoje, terça-feira, em Luanda, que o mercado angolano tem liquidez suficiente para colocarem no mercado os montantes que se pretendem para 2015.
A responsável, que falava à imprensa, à margem da sessão de apresentação do Plano Anual de Endividamento para o exercício 2015, ressaltou que a estrutura de liquidez do país permite buscar a experiência em exercícios fiscais anteriores.
Acrescentou que, não obstante a situação de relativa incerteza no curto prazo, a situação no médio e longo prazos, quanto à solidez no país, é significativamente positiva.
Por sua vez, o secretário do Estado do Tesouro, Leonel Silva, garantiu ser sustentável a actual situação do mercado, na medida em que não há qualquer perigo relativamente à dívida externa do país em mantê-la dentro dos limites de sustentabilidade da economia angolana.
Salientou que o crescimento da receita do sector não petrolífero tem a ver, em parte, com o desenvolvimento da economia e com a criação da Agência Geral Tributaria.