Adérito Correia recebe distinção

Fotografia: Edições Novembro

Fotografia: Edições Novembro

A Universidade Católica de Angola (UCAN) rendeu terça-feira homenagem ao primeiro decano da Faculdade de Direito daquela instituição de ensino superior privado, professor Adérito Correia.

A iniciativa juntou antigos alunos da Faculdade de Direito da Universidade Agostinho Neto (UAN), magistrados, deputados, auxiliares do titular do Poder Executivo, familiares e amigos do homenageado. A cerimónia decorreu na sala de conferências do Palácio da Justiça, em Luanda, na presença da filha do homenageado, Tatiana Correia, e da esposa.
O professor Adérito Correia assistiu aos primeiros momentos da homenagem, mas por razões de saúde teve de abandonar a cerimónia. As mensagens de reconhecimento convergiram nas qualidades académicas, humanas e profissionais daquele que foi o primeiro director da Faculdade de Direito da Universidade Agostinho Neto.
A homenagem decorreu com o pano de fundo de uma frase lapidar: “Quando se está diante de uma grande personalidade descobrimos o que queremos”. O chanceler da Universidade Católica de Angola, D. José Manuel Imbamba, disse que o contributo do professor Adérito Correia marcou decisivamente a criação da Faculdade de Direito na UCAN, realçando que os seus feitos são visíveis pelas várias gerações de juristas que formou naquela instituição académica. O também porta-voz da Conferência Episcopal de Angola e São Tomé (CEAST) disse que a participação do professor Adérito Correia na iniciativa dos bispos católicos ficou marcada pela modernidade que imprimiu no ensino do Direito no país.
O ministro do Ensino Superior, Adão do Nascimento, lembrou os momentos da sua juventude quando trabalhou numa comissão que tratava da reforma do ensino com o professor Adérito Correia na década de 1980 a 1990. Adão do Nascimento disse que aprendeu princípios de organização de recursos humanos no sector da Educação com o doutor Adérito Correia, que aplica hoje em vários momentos da sua vida profissional.
O professor de Ciência Política e Direito Constitucional Bornito de Sousa apresentou a mensagem dos docentes da Universidade Católica de Angola. O também ministro da Administração do Território disse que começou a sua carreira académica através do incentivo e convite do professor Adérito Correia, na Faculdade de Direito da UAN, no primeiro ano do curso. Bornito de Sousa enalteceu as qualidades do professor Adérito Correia, enquanto docente e amigo.
O professor doutor e deputado à Assembleia Nacional Fernando França Van-Dúnem disse que começou a trabalhar com o homenageado quando era ministro da Justiça e o professor Adérito Correia director nacional de Justiça. Já como colegas na Faculdade de Direito da UCAN, França Van-Dúnem lembrou os momentos de convívio com o seu antigo decano da Faculdade de Direito.
A decana da Faculdade de Direito da Universidade Católica de Angola, Márcia Nigiolela, disse que vai continuar o projecto iniciado pelo seu antigo professor de Ciência Política e Direito Constitucional na UCAN, realçando que as homenagens ao professor Adérito Correia vão continuar com a publicação de uma colectânea de textos sobre Direito Público.
Vários antigos alunos do doutor Adérito Correia estão a escrever para homenagear aquele que dedicou e continua a dedicar a sua vida ao desenvolvimento das ciências jurídicas em Angola.
Márcia Nigiolela entregou um Diploma de Mérito à filha do professor Adérito Correia, Tatiana Correia, que na ocasião agradeceu o gesto em nome do pai. Tatiana Correia traçou o perfil do pai como “homem simples e íntegro”. O professor doutor Carlos Feijó ofereceu um exemplar da sua tese de doutoramento em Direito Público e dois volumes dedicados ao aniversário da Constituição da República de Angola que se assinala hoje, em homenagem ao seu antigo professor na Faculdade de Direito da Universidade António Agostinho Neto.
Vários antigos alunos, como o doutor Raul Araújo, Carlos Teixeira, Adão de Almeida e Florbela Araújo renderam homenagem ao doutor Adérito Correia.

 

FacebookTwitterGoogle+