Novas lojas substituem o comércio ambulante

Fotografia: M. Machangongo

Fotografia: M. Machangongo

A ministra do Comércio, Rosa Pacavira, inaugurou ontem em Luanda a primeira unidade comercial da rede “Lojas Palmas”, localizadas no Bairro Golfe II e destinadas a comercializar produtos nacionais frescos, como ovos “Kikovo” e frango “Avikuxi”.

Em declarações à imprensa, Rosa Pacavira disse que a abertura destas novas lojas faz parte do programa do Executivo direccionado para a expansão da rede comercial e cujo objectivo final é o reordenamento, a melhoria de infra-estruturas comerciais e o ordenamento da actividade comercial grossista e retalhista em todo o país.
A rede “Lojas Palmas” é fruto de uma parceria do Ministério do Comércio com a Fazenda Pérola do Kikuxi , destinada a comercializar produtos nacionais. A ministra sublinhou que qualquer cidadão pode solicitar a construção de uma loja “Palmas”, que tem a dimensão de um quiosque. “Queremos que surjam iniciativas para a construção de mais empreendimentos, com vista a apoiar os empreendedores e reduzir a venda ilegal e ambulante”, esclareceu Rosa Pacavira.
A rede “Lojas Palmas” está também enquadrada no Sistema Integrado de Licenciamento da Actividade Comercial, que facilita o recurso ao crédito bancário para construção de novos centros comerciais, galerias comerciais, entrepostos logísticos, mercados e lojas nos centros urbanos e zonas rurais.
A administradora da Fazenda Pérola do Kikuxi, Elisabete Dias dos Santos, informou que a unidade ontem inaugurada funciona com três pessoas, mas mobiliza um grande número de trabalhadores na área de logística. “Vamos receber ovos da nossa fazenda e produtos agrícolas dos camponeses que integram o programa Papagro”, referiu a administradora.
O presidente da Comissão Administrativa da Cidade de Luanda, José Tavares, esteve também presente no acto de inauguração e disse que várias acções estão em curso para reduzir a venda ambulante, como a abertura das lojas “Paparoca”. “Esta medida serve para melhorar a saúde dos munícipes e garantir mais lojas de proximidade para a população. Garantimos também mais receitas locais com o pagamento de impostos”, sublinhou José Tavares.
Este mês, está prevista a abertura de lojas da rede “Poupalá” no distrito da Samba, no Bairro Patriota, em Viana (500 lojas), na rua Rainha Ginga e em Caxito (zona da Açucareira). A rede “Paparoca” vai abrir lojas em Benfica e Rangel.

FacebookTwitterGoogle+