Israel apoia Poder Local

Fotografia: Paulo Mulaza

Fotografia: Paulo Mulaza

O governador de Luanda, Graciano Domingos, recebeu, ontem, em audiência, o embaixador de Israel, Raphael Singer, com quem abordou questões relacionadas com a partilha de experiências em governação municipal e reforço dos projectos já existentes.

À saída do encontro, no Governo Provincial de Luanda, Raphael Singer disse à imprensa que há interesse do seu país em trabalhar juntos para o desenvolvimento de Luanda e os seus municípios e analisar novas áreas de cooperação.
“Estamos em Angola e pretendemos trabalhar em Luanda, partilhar experiências em governação municipal e reforçar os projectos já existentes no país”, referiu o embaixador de Israel, apontando o turismo rural e a agricultura como fortes áreas de investimento.  Ontem, foi o Dia Internacional do Holocausto. No encontro com o embaixador de Israel, o governador de Luanda, Graciano Domingos, mostrou solidariedade para com o povo judeu.
Raphael Singer disse que apostar no desenvolvimento, é uma das lições aprendidas com o Holocausto. No Dia Internacional do Holocausto são lembradas as vítimas do genocídio cometido pelos nazis, que ceifou a vida de milhões de judeus, comunistas, homossexuais, ciganos e outras minorias durante a Segunda Guerra Mundial.
Este ano, Angola celebra 20 anos de relações com o Estado de Israel. Raphael Singer define o actual momento das relações como de amizade e forte cooperação nas áreas da educação, energia e águas, segurança pública e saúde. O embaixador Raphael Singer anunciou a abertura, ontem, da Luanda Medical Center, um centro médico de referência a nível mundial, com médicos israelitas, uma unidade criada com o objectivo de melhorar os padrões dos cuidados de saúde da população de Luanda.
A clínica, de iniciativa privada, oferece especialidades médico-cirúrgicas, um bloco operatório e laboratório de análises clínicas.
As relações entre Angola e Israel foram estabelecidas há 20 anos, mas só em 1995 o Estado hebreu abriu uma representação diplomática em Luanda. Poucos anos depois, Angola fez o mesmo naquele país, com a abertura da embaixada em Telaviv. A cooperação entre os dois países consiste nas áreas da agricultura, saúde, educação, aviação, construção, pescas, diamantes, segurança e telecomunicações.

FacebookTwitterGoogle+