Produção de cacusso está em alta

Fotografia: JAimagens

Fotografia: JAimagens

A produção de cacusso no projecto de piscicultura da comuna de Mona Quimbundo, Lunda Sul, atingiu a auto-suficiência da reprodução, revelou o seu coordenador.

João Reis referiu que o projecto, que começou com cinco mil crias provenientes da Zâmbia, atingiu em 2012 “um nível considerável” de produção.
Com estes níveis de reprodução, acentuou, não há necessidade de adquirir a espécie no estrangeiro para reprodução.  O projecto contempla a instalação de cem tanques piscícolas, cada um dos quais com 200 metros quadrados. Actualmente estão disponíveis 80 tanques, dos quais 30 na comuna do Mona Quimbundo e 20 no Lundjate, que estão povoados com a espécie.
Dos tanques na comuna de Mona Quimbundo, dez são para reprodução e 20 de engorda, enquanto do Lundjate apenas um é para reprodução e outro para engorda.
O coordenador afirmou que o projecto já produziu, a título experimental, cacusso que foi vendido aos restaurantes de província.  João Reis disse que o objectivo é povoar todos os tanques e que está previsto aumentar a produção dentro de dois anos.
O projecto foi criado na sequência de um protocolo de cooperação a extensão rural de desenvolvimento comunitário, da agricultura e de piscicultura, celebrado entre o Governo Provincial e a sociedade mineira de “Catoca”.
João Reis recordou que o projecto de piscicultura se enquadra igualmente no programa de Apoio ao Desenvolvimento Económico e Social da Lunda Sul, que começou a ser desenvolvido em 2012.

 

FacebookTwitterGoogle+