Comissão mista bilateral reúne este ano

Fotografia: Rogério Tuti

Fotografia: Rogério Tuti

Os Governos de Angola e de São Tomé e Príncipe acordaram realizar este ano, em Luanda, a oitava sessão da Comissão Bilateral de Cooperação, como uma das conclusões das conversações oficiais realizadas na quarta-feira, em Luanda, no âmbito da visita oficial do primeiro-ministro Patrice Trovoada.

Em comunicado, o Ministério das Relações Exteriores informa que as conversações, em que foram passadas em revista questões de interesse de cooperação bilateral e de âmbito regional, “decorreram num espírito de amizade e compreensão mútuas que caracterizam as excelentes relações entre os dois países”.
Patrice Trovoada teve um encontro privado com o Presidente José Eduardo dos Santos, líder em exercício da Conferência Internacional sobre a Região dos Grandes Lagos (CIRGL), com quem abordou a actual conjuntura regional e africana. Os dois líderes saudaram os esforços de mediação do Presidente congolês Denis Sassou N’Guesso, no processo de pacificação da República Centro Africana, um dossier que, tal como a situação no Leste da RDC, está na linha de prioridades da presidência da CIRGL e também do mandato de Angola no Conselho de Segurança das Nações Unidas.
Relativamente aos aspectos de paz, estabilidade e segurança regional, o Chefe de Estado angolano e o primeiro-ministro de S. Tomé e Príncipe acordaram na necessidade de continuar a fazer concertação, visando combater e prevenir a imigração ilegal, o narcotráfico, o tráfico de seres humanos, o terrorismo e outros tipos de crimes transnacionais.
O primeiro-ministro de São Tomé e Príncipe elogiou os esforços do Presidente José Eduardo dos Santos, na busca de soluções para a pacificação e estabilização no Leste da RDC e na Região dos Grandes Lagos, e encorajou-o a prosseguir nas iniciativas na qualidade de presidente em exercício da CIRGL.
Patrice Trovoada considerou a sua visita a Angola um marco na história das relações entre os dois países, por permitir reforçar os laços de amizade e reactivar os acordos existentes. “É o inaugurar dum novo ciclo de relações económicas baseadas no pragmatismo, na necessidade de corresponder às expectativas dos respectivos povos, e na sabedoria de alavancar a história comum, as vantagens recíprocas, e o posicionamento na região, que é a mais rica do continente africano”, assinalou.

Linha de Crédito

Um dos temas em destaque nas conversações foi a execução da primeira tranche da linha de crédito de 180 milhões de dólares para São Tomé e Príncipe, criada em 2013. O acordo prevê que o Governo de São Tomé e Príncipe desenvolva esforços para acelerar a exploração conjunta de petróleo com a Guiné Equatorial.
Os dois Governos elegeram como áreas de cooperação e desenvolvimento as infra-estruturas de transporte, abastecimento de água potável, energia, educação e formação profissional, justiça, saúde, protecção civil, agricultura e desenvolvimento rural, habitação, cultura, turismo e exploração petrolífera e projectos relacionados com a redução da pobreza.

Homenagem a Neto

Antes do encontro privado com o Presidente José Eduardo dos Santos, o primeiro-ministro de São Tomé e Príncipe esteve na Praça da República, onde rendeu homenagem ao fundador da Nação angolana, Agostinho Neto. Além do Memorial de Homenagem ao Primeiro Presidente de Angola, Patrice Trovoada também visitou o Museu Nacional de História Militar, na Fortaleza de S. Miguel.
Na visita a Angola, a primeira desde que assumiu o cargo de primeiro-ministro, Patrice Emery Trovoada fez-se acompanhar de uma delegação composta pelo ministro junto da Presidência do Conselho de Ministros e Assuntos Parlamentares, o ministro dos Negócios Estrangeiros e Comunidades e o ministro das Finanças e Administração Pública.

FacebookTwitterGoogle+