Novas habitações a partir deste ano
A elaboração do Plano Director Municipal (PDM) da Quiçama, criado por Decreto Presidencial e destinado a gerir e requalificar o município com novas vias, zonas habitacionais, escolas, hospitais, parques de estacionamento e a futura Basílica da Mamã Muxima, está em fase de conclusão.
A informação foi prestada pelo vice-governador provincial de Luanda para a Área Técnica, Agostinho da Silva, em declarações aos jornalistas no final de uma visita do secretário de Estado do Urbanismo e Habitação, Nhanga de Assunção, aos municípios do Icolo e Bengo e Quiçama.
Agostinho da Silva referiu que o levantamento e a definição da carta geológica, do potencial dos recursos naturais, hídricos, turísticos, religiosos e culturais da Quiçama já está em fase final e isso permite maior celeridade na execução do projecto de requalificação do município.
Para a vila da Muxima, que tem uma superfície de 13 mil quilómetros quadrados, está programada a instalação de infra-estruturas integradas, viradas para o desenvolvimento do município e de modo permitir a ligação com a província do Cuanza Sul, frisou Agostinho da Silva. A visita teve, igualmente, por objectivo, constatar o andamento da construção dos projectos habitacionais,cuja primeira fase se encontra em fase adiantada, com a construção de 291 casas do tipo T2.
Apesar da conclusão do Plano Director Municipal da Quiçama estar bem encaminhada, o administrador municipal, Domingos Forte, referiu que a população enfrenta dificuldades sociais causadas, sobretudo, pela falta de escolas e hospitais nas proximidades.