Chikoti em Washington

Fotografia: Kindala Manuel

Fotografia: Kindala Manuel

O ministro das Relações Exteriores, Georges Chikoti, viajou ontem, para os EUA, onde vai ter amanhã um encontro com o secretário de Estado, John Kerry, no âmbito do Diálogo de Parceria Estratégica entre os dois países.

Segundo apurou a Angop, durante o encontro, Chikoti e Kerry vão abordar questões que fazem parte da agenda do Conselho de Segurança das Nações Unidas do próximo ano, do qual Angola é membro não permanente, a segurança marítima, operações de manutenção de paz, comércio e energia. Durante a sua estada nos EUA, o ministro das Relações Exteriores tem igualmente previstos encontros com a secretária de Estado Assistente para os Assuntos Africanos, Linda Thomas Greenfield, e com o enviado especial dos EUA para a Região dos Grandes Lagos, Russell Feingold.
Angola foi eleita em Outubro deste ano, pela segunda vez, para o Conselho de Segurança das Nações Unidas para um período de dois anos. O mandato começa a 1 de Janeiro de 2015 e termina a 31 de Dezembro de 2016.
Em Maio último, quando esteve em Angola, o secretário de Estado Kerry elogiou a liderança do Presidente José Eduardo dos Santos na procura da estabilidade na região dos Grandes Lagos.
“Estou muito grato, assim como o Presidente Obama, pela importante liderança do Presidente José Eduardo dos Santos à frente da conferência dos Grandes Lagos”, disse Kerry reiterando que essa liderança “está a fazer diferença ao oferecer a oportunidade de estabilidade e paz”, referiu John Kerry, notando que Angola e os EUA alargaram o leque de temas e que encontrou pontos comuns com o seu homólogo angolano, Georges Chikoti, “não apenas na economia, mas também a nível da segurança na região e outras questões regionais”.
Anunciou, na altura, que o Departamento do Comércio dos EUA vai abrir um escritório em Angola para facilitar as trocas comerciais, enquanto o Departamento de Estado continuará a apoiar fortemente as relações económicas com Angola.
O Governo dos EUA enviou a Angola a secretária de Estado Assistente para os Assuntos Africanos, Linda Thomas-Greenfield e o enviado especial de Barack Obama para a região dos Grandes Lagos, Russell Feingold, com a finalidade de fomentar as relações bilaterais e multilaterais entre os dois países. Os dois países procuram, também, reforçar e diversificar a cooperação nos domínios cooperação agrícola, comercial e industrial. Angola é o terceiro maior parceiro comercial dos EUA na África subsariana. Em 2013, as importações dos EUA, sobretudo de petróleo, atingiram 8,7 mil milhões de dólares.

FacebookTwitterGoogle+