Boxe e para-olímpicos com ouro

Fotografia: Jornal de Angola

Fotografia: Jornal de Angola

O basquetebol angolano, masculino e feminino, continua a passear a sua classe nesta edição dos Jogos Africanos, Zona 5, para atletas com menos de 20 anos que estão a decorrer na cidade zimbabweana de Bulawayo, mas ontem foi também a vez do atletismo para-olímpico brilhar nas pistas ao mais alto nível.

Na corrida da final dos 100 metros dois atletas angolanos foram os primeiros a cortar a linha de chegada, com José Xamuleia a conquistar a medalha de ouro e Fernando Simão a de prata. Dois atletas de excepção.
Na competição de basquetebol, que decorreu no período da manhã, a selecção feminina levou de vencida o Botswana por 65-22, enquanto em masculinos Angola “cilindrou” a Suazilândia por concludentes 128-20.
Mais uma vez o basquetebol nacional mostra o seu perfume nas competições africanas, neste caso para as classes abaixo dos 20 anos, que são os grandes campeões do futuro.
Sem terem necessidade de se empenhar a fundo, as duas selecções nacionais aproveitaram a fragilidade dos adversários para se prepararem para os próximos desafios rodando praticamente toda a equipa.
A selecção masculina, por exemplo, tem já hoje um duro teste frente à anfitriã, Zimbabwe, que não jogando um basquetebol vistoso conta com uma equipa fisicamente forte e com frenético apoio do seu público, prevendo-se um encontro bastante musculado e disputado debaixo de uma enorme pressão do público.
A equipa feminina, pelo que se viu até agora e depois de já ter vencido Moçambique e o Zimbabwe, parece não ter opositora à altura, devendo aproveitar os jogos que ainda restam nesta primeira fase para melhor aprimorar o seu jogo colectivo.
Decorreram também ontem as primeiras provas de natação sem qualquer destaque para os participantes angolanos. A fechar a participação de Angola no dia de ontem, o pugilista Danilo Leite conquistou a medalha de ouro na categoria de 86 quilos ao derrotar na final um adversário zimbabweano. Danilo Leite, ao longo do combate, mostrou uma total superioridade sobre o seu antagonista.
O pugilista Francisco Gomes conquistou a medalha de ouro na categoria de 60 quilos ao vencer na final de Intel um adversário zambiano.
O pugilista Francisco Gomes evidenciou uma técnica apurada e uma forte capacidade de resistência não dando qualquer possibilidade ao zambiano.

FacebookTwitterGoogle+