Caixa de Segurança caça os “fantasmas”

Fotografia: JA

Fotografia: JA

A nova direcção da Caixa de Segurança Social das Forças Armadas Angolanas (CSSFAA), que tomou posse quarta-feira, na capital do país, está apostada na extinção dos “pensionistas fantasmas” que usufruem de salários e outras regalias daquela instituição.

Segundo o novo director geral da CSSFAA, general Jacinto Pedro Cavunga, que falava à imprensa após a cerimónia de tomada de posse, presidida pelo ministro da Defesa Nacional, João Lourenço, há necessidade de impedir os funcionários de continuarem a introduzir esses pensionistas.
O objectivo é acabar com a existência de oficiais reformados fantasmas, assim como a de oficiais inscritos mais de uma vez e com patentes diferentes.
O titular da pasta da Defesa exortou a nova direcção a prestar particular atenção à medida tomada recentemente pela Comissão Económica do Conselho de Ministros, no que tange à atribuição de duas áreas distintas à Caixa Social, em benefício dos pensionistas.
Neste sentido, referiu que a primeira área tem a responsabilidade de zelar exclusivamente pelo garante da existência dos fundos necessários para o pagamento das pensões, ou seja, a responsabilidade de produzir recursos que são utilizados para a remuneração das pensões de reforma. A outra área, acrescentou, tem a responsabilidade de manter o controlo estatístico rigoroso dos beneficiários das pensões de reforma, prever o crescimento do número de beneficiários, tendo em conta o aumento anual de reformados.
O ministro recomendou igualmente a cobrança das dívidas contraídas por entidades singulares e colectivas, tendo em conta que durante algum tempo a Caixa Social funcionou como uma instituição de crédito, não só a pensionistas. Essa situação anormal deve ser corrigida.
A Caixa Social das FAA tem também a responsabilidade de pagar as dívidas contraídas perante terceiros, de forma a concluir projectos importantes já agendados. “Ao tomarmos a decisão de nomear novos órgãos de direcção para a Caixa, fizemo-lo na esperança de ver melhorado o trabalho que vem sendo realizado até à presente data. A responsabilidade é grande para o garante do pagamento ininterrupto das pensões”, sublinhou João Lourenço.
A CSSFAA tem, entre outras missões, o pagamento das prestações sociais aos militares e outros beneficiários e garantir a rentabilidade dos recursos e protegê-los.

FacebookTwitterGoogle+