FAO destaca sucesso no combate à fome

FO9AFW05

A directora adjunta da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), Maria Helena Semedo, apontou ontem em Luanda a criação de políticas de inclusão e protecção social como um dos grandes desafios de Angola no atendimento das necessidades dos mais desfavorecidos.

Falando à imprensa à saída de um encontro com o ministro das Relações Exteriores, Georges Chikoti, a directora adjunta da FAO referiu que a criação de políticas de crédito permite aos mais desfavorecidos e aos pequenos agricultores ter acesso aos créditos e meios de produção, dando-lhes a oportunidade de serem bons produtores.
Maria Helena Semedo realçou que a Conferência sobre Agricultura Familiar e seu Contributo para a Segurança Alimentar Sustentável, que decorreu terça-feira em Luanda, foi um sucesso e uma ajuda a Angola na definição de políticas apropriadas e na possibilidade de uma coordenação interministerial para a aplicação das políticas.
A directora adjunta da FAO felicitou o Executivo angolano pelos progressos atingidos na redução da fome e da má nutrição, cuja taxa passou de 78 por cento em 1990/92 para 18 por cento em 2012/2014, o que é um grande avanço e “mostra vontade política em fazer com que tenhamos uma Angola sem fome”.
Maria Helena Semedo expressou a vontade da organização em continuar a apoiar Angola no seu programa de desenvolvimento agrícola e acrescentou que “a ligação entre a paz e a segurança alimentar é muito importante”, daí a necessidade de Angola defender essa posição no Conselho de Segurança das Nações Unidas. A diplomata disse que Angola está no bom caminho e tem feito grandes avanços, “mas há sempre possibilidades de se melhorar e se fazer mais”, frisou, felicitando Angola pela eleição a membro não permanente do Conselho de Segurança da ONU.
Em Luanda a directora adjunta da FAO teve encontros com as ministras do Ambiente e das Pescas, com quem abordou questões sobre as mudanças climáticas e os desafios que se impõem ao continente africano.

FacebookTwitterGoogle+