País conquista medalhas numa feira internacional

Fotografia: Domingos Cadência

Fotografia: Domingos Cadência

Os inventores angolanos que participaram na 66ª edição da Feira Internacional de Ideias, Invenções e Novos Produtos (IENA) 2014, em Nuremberga (Alemanha), conquistaram ontem dez medalhas, das quais duas de ouro, cinco de prata e três de bronze.

As medalhas de ouro foram conquistadas, uma pelo Centro de Informação de Medicamentos e Toxicologia  (CIMETOX), da Faculdade de Medicina da Universidade Lueji A’Nkonde, com o projecto de produção do primeiro soro anti-ofídico (medicamento para tratar mordidas de cobras venenosas), e outra pela empresa de sistemas informáticos SISTEC, com um projecto de estação de voto electrónico.
As medalhas de prata foram conquistadas pelos inventores Inácio Simão, Manuel Henriques Bongo, Alberto Wapota, Valeriano Marcelino e Rouget Fundora. As medalhas de bronze foram ganhas pelos inventores Marcolino Cangajo e Lufialuiso Sampaio Velho. Os angolanos concorreram entre 700 expositores de 32 países. Angola apresentou 17 projectos.
Esta é a sexta vez que Angola participa na Feira de IENA, onde até agora conquistou 38 medalhas, dentre as quais seis de ouro, 15 de prata e 17 de bronze. A delegação angolana foi composta por técnicos do Ministério da Ciência e Tecnologia e por inventores e criadores.

FacebookTwitterGoogle+