Acordo na área de equipamentos militares

Fotografia: João Gomes

Fotografia: João Gomes

O Comité Conjunto de Cooperação no domínio da Defesa entre Angola e Sérvia vai reforçar a execução dos projectos de cooperação em curso nas áreas de saúde militar, técnica, formação, infra-estruturas e de equipamentos militares e da Polícia.

O compromisso foi assumido ontem, em Luanda, pelo director nacional das Relações Internacionais do Ministério da Defesa Nacional, José Higino de Sousa, e o presidente do Sub-Comité de Cooperação Médica Militar da Sérvia, Zoran Popovic, durante a assinatura da acta final da segunda reunião do Comité Conjunto de Cooperação no domínio da Defesa entre Angola e Sérvia, que decorreu desde quarta-feira até ontem.

O comité registou, com satisfação, os progressos do projecto de formação de quadros, das obras de reabilitação e ampliação da Base Aérea do Lubango e dos estudos para a construção do Comando da Região Aérea Sul, do novo Hospital Militar Principal/Instituto Superior em Luanda, dos laboratórios de Produtos Químicos e Farmacêuticos em Luanda, Cabinda, Malanje, Huambo e Huíla, e da Cadeia de Logística Médica nas mesmas províncias.  Durante a reunião, foi ainda analisada a situação militar e de segurança dos dois países, assuntos regionais e internacionais de interesse comum nas áreas de Defesa e Segurança.

O director nacional das Relações Internacionais do Ministério da Defesa Nacional, José Higino de Sousa, que falava no acto de encerramento da reunião, disse que foi concluída mais uma etapa de cooperação entre os Ministérios da Defesa dos dois países, iniciada há dois anos. “Angola vai acolher os bons ensinamentos e capacidades, para garantir paz e estabilidade”, afirmou o general José Higino de Sousa, acrescentando ser tarefa do comité conjunto encaminhar e fortalecer a cooperação entre os dois países, para facilitar a concecussão de benefícios mútuos.

O chefe da delegação sérvia, Zoran Popovic, disse que há possibilidade de ser alargada a cooperação entre os sistemas de Defesa dos dois países. Zoran Popovic, que é presidente do Sub-Comité de Cooperação Médica Militar da Sérvia, manifestou a sua satisfação pelos resultados da visita. “Esperamos que no próximo período possamos intensificar a cooperação para satisfação mútua”, acrescentou.
Durante a visita, Zoran Popovic foi recebido em audiências separadas pelo secretário de Estado para os Recursos Materiais e Infra-estruturas, Salviano de Jesus Sequeira, e pelo Chefe de Estado-Maior General Adjunto das Forças Armadas Angolanas para Área Operativa e Desenvolvimento, Jorge Barros.

A delegação sérvia também visitou o Hospital Militar Principal/Instituto Superior e a Base de Reparação Técnica Blindada e Armamento de Artilharia em Luanda. A terceira reunião do comité realiza-se em 2015, na República da Sérvia.

FacebookTwitterGoogle+